A América Latina e os Limites do Estado Desenvolvimentista na Governança Neoliberal Global
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23875Resumo
O artigo tem como objetivo analisar os efeitos das ideias hegemônicas e do regime de governança neoliberal global sobre a formulação das políticas de desenvolvimento latino-americanas, destacando o renovado interesse do debate político e acadêmico da região acerca do conceito de Estado desenvolvimentista. Debruça-se sobre debates e controvérsias analíticas acerca das relações entre estrutura e atores, entre as políticas domésticas e internacionais, assim como da (re)produção dos regimes de governança. O artigo destaca o contexto sistêmico (histórico) do processo de globalização neoliberal, dos regimes de regulação transnacionais (governança global), e de suas interfaces e possíveis influências para a emergência (ou não) de alternativas políticas de desenvolvimento (Estado desenvolvimentista).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.