Considerações acerca do Neoliberalismo e do Progressismo na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23860Palavras-chave:
América Latina; neoliberalismo; progressismo; esquerda latino-americana.Resumo
O presente artigo visa contribuir na avaliação do neoliberalismo e do progressismo na América Latina, desde suas origens até o momento atual, bem como avaliar alternativas que se lhes apresentam. Para o pensamento crítico é inegável os efeitos mais ou menos deletérios do neoliberalismo em nossa região. Para realizar o projeto neoliberal, seus artífices propuseram um conjunto articulado de reformas estruturais, dentre as quais se destacaram uma forte economia de mercado, a retirada do Estado da esfera econômica e social através da diminuição do gasto público, a redução de barreiras para a livre mobilidade de capitais, bem como o estabelecimento de um mercado de trabalho cada vez mais flexível. É o que temos em vista na análise do neoliberalismo latino-americano e a ratificação do capitalismo dependente. Certamente mais polêmico foram os acertos e erros das experiências progressistas para superá-lo, bem como dos desafios que temos pela frente. É o que temos em vista ao analisarmos a esquerda latino-americana frente ao avanço neoliberal como um precedente rico em lições para o século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.