Jorge Graciarena, na Perspectiva Latino-Americana: notas in memoriam

Autores

  • Waldo Ansaldi Universidad de Buenos Aires
  • Verónica Giordano Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.21057/repamv12n3.2018.31030

Palavras-chave:

Jorge Graciarena.

Resumo

Em março de 2014 faleceu Jorge Gracirena, que foi uma das figuras fundacionais da sociologia argentina e latino-americana. No entanto, as referências à sua vasta produção aparecem tão somente de forma esporádica nos programas dos cursos de sociologia hoje em dia. Nestas breves notas abordamos três aspectos: a originalidade do seu pensamento, para além da sociologia “científica”; sua preocupação pelos estudos de pós-graduação como prisma a partir do qual captar essa originalidade em ato; a atenção posta na dimensão histórica da realidade. Este último, a modo apresentação do texto “O Estado latino-americano em perspectiva. Figuras, crises e prospectivas”, publicado originalmente em Madrid em 1984.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldo Ansaldi, Universidad de Buenos Aires

Professor Titular do Curso de Sociología, na Facultad de Ciencias Sociales na Universidad de Buenos Aires ”“ UBA. Doutor em História pela Universidade Nacional de Córdoba. 

 

Verónica Giordano, Universidad de Buenos Aires

Professora Adjunta de Sociología Histórica de América Latina do Curso de Sociología, na Facultad de Ciencias Sociales na Universidad de Buenos Aires ”“ UBA. Doutora em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires ”“ UBA.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Ansaldi, W., & Giordano, V. (2018). Jorge Graciarena, na Perspectiva Latino-Americana: notas in memoriam. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 12(3), 57–68. https://doi.org/10.21057/repamv12n3.2018.31030

Edição

Seção

Artigos