Educação Superior e Povos Indígenas: Experiências, Estudos e Debates na América Latina e em outras Regiões do Mundo
DOI:
https://doi.org/10.21057/repamv12n3.2018.31377Palavras-chave:
Educação superior. Universidade. Povos indígenas. Panorama mundial. América Latina.Resumo
O universo de experiências de Educação Superior por/para/com os povos indígenas atualmente em curso a escala mundial constitui um campo acadêmico e social ”“em sentido amplo”“ cada vez mais importante e diverso. Os avanços neste campo são resultado das lutas dos povos indígenas, bem como dos movimentos sociais antirracismo, de direitos humanos, e de educação popular. Também têm estado associados à s práticas institucionais de algumas universidades e outros tipos de Instituições de Ensino Superior (IES), assim como aos de algumas agências intergovernamentais e de cooperação internacional, uma diversidade de organizações sociais, fundações privadas, setores de várias igrejas, e algumas agências governamentais. Estes avanços têm sido possíveis também graças ao compromisso de uma grande variedade de indivíduos, como líderes, anciões e sábios de organizações e comunidades locais; estudantes e docentes de todos os níveis educativos; investigadores e funcionários de universidades e outras IES; incluindo tanto membros desses povos como outras pessoas que não pertencemos ao povo, ou não nos auto identificamos como tais. Este artigo apresenta um pano- rama deste campo de experiência e de estudos em América Latina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, e Nova Zelândia, com algumas referencia complementarias ao seu desenvolvimento na Noruega e na República Sul-africana.
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