SASSEN, SASKIA (2010). Territorio, autoridad y derechos: de los ensamblajes medievales a los enssamblajes globales, madrid: katz
Palavras-chave:
Agenciamentos. Desnacionalização. A globalização. Estado-nação.Resumo
Esta resenha analisa o livro de Saskia Sassen "Territorio, autoridad y derechos de los: ensamblajes Medievales a los ensamblajes Globales". A questão geral do livro elabora onis: Como estudar e teorizar as transformações fundamentais dentro e de sistemas complexos? A globalização tornou-se verdadeira palavra-chave do nosso tempo, mas sua relação com os processos de desnacionalização dentro do Estado-nação, como o principal gatilho desse processo, permanece subteorizada. O argumento de Sassen concentra-se na idéia de que o nacional prepara o caminho para o global. Ao analisar os três componentes sócio-políticos, a autoridade, o território, e os direitos através dos "tipping points" das categorias analíticas, das capacidades e organizações lógicas, o sociólogo segue suas mudanças e interações em três épocas históricas, o medieval, o nacional e o domínio global. Dadas as estruturas complexas em que as transformações operam, salienta-se que as interdependências dos processos de desnacionalização exigem uma abordagem histórica para superar perspectivas analíticas unilaterais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.