VIA BOLIVARIANA
de onde vem, para onde vai
Palavras-chave:
Venezuela, Via bolivariana, Chavismo, BolivarianismoResumo
O objetivo desse artigo é apresentar chaves teóricas que possam contribuir para a análise do processo político, social e econômico venezuelano dos últimos anos, e para a compreensão de uma possível “via bolivariana” que vai se delineando, suas insuficiências e possibilidades. O texto trata de separar analiticamente o bolivarianismo do chavismo, com objetivo de considerar as possibilidades de continuidade do processo revolucionário, principalmente, após a desaparição física de Hugo Chávez. Essa separação analítica permite visualizar os grupos subalternos e a especificidade do consenso/conflito no interior das fileiras da Revolução Bolivariana, além disso permite levantar algumas questões referentes a democracia, ao socialismo e ao rentismo na definição dos rumos possíveis da via bolivariana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.