AS RELAÇÕES BRASIL - PARAGUAI

do litígio da fronteira brasileiro-paraguaia (1962) à Ata das Cataratas (1966)

Autores

  • Tomaz Espósito Neto UFGD

Palavras-chave:

Política externa brasileira, Relações Brasil ”“ Paraguai, Fronteiras

Resumo

No início da década de 60, Brasil e Paraguai disputaram a soberania de uma pequena região nas proximidades das cataratas de Sete Quedas, também conhecidas como Salto de Guairá. Esse problema territorial somente foi resolvido com o Tratado de Itaipu (1973) e a construção de uma hidrelétrica binacional no local. A Ata das Cataratas inspirou o marco legal do Tratado de 1973 e da Itaipu Binacional.  Assim, o presente artigo objetiva apresentar a evolução do litígio fronteiriço de Sete Quedas, desde a divulgação do Projeto Sete Quedas à Ata das Cataratas (1966). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomaz Espósito Neto, UFGD

Professor Assistente do Curso de Relações Internacionais da FADIR / UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Referências

BARBOZA, Mario Gibson. Depoimento. In: CABRAL, Ligia Maria Martins. Energia Elétrica e Integração na América do Sul. Rio de Janeiro: Centro de Memória da Eletricidade no Brasil, 2004.
BARBOZA, Mario Gibson. Na diplomacia o traço todo da vida. Rio de Janeiro: Record, 1992.
BOETTNER, Luis María Ramírez. Memórias. Assunción, Paraguay: Intercontinental, 2004.
CAUBET, Christian G. As Grandes Manobras de Itaipu. São Paulo: Acadêmica, 1991.
CERVO, Amado; BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. Brasília: UnB, 2002.
CORRÊA, Manuel Pio. O mundo em que vivi. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1996.
COTRIM, John. In: LIMA, José Luiz; RICHER, Paulo. Módulo 3: o processo de constituição da Eletrobrás e a evolução do setor de energia elétrica nos primeiros anos da década de 1960. In: DIAS, Renato Feliciano (coordenador). A Eletrobrás e a História do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, 1995.
COTRIM, John. Notas sobre os antecedentes da criação de Itaipu Binacional. Rio de aneiro: Centro da emória da Eletricidade no Brasil, 1999.
COTRIM, John. Testemunho de um empreendedor. Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, 2000.
DEBERNARDI, Enzo. Apuntes para la Historia de Itaipu. Assunción, Paraguai: Contunua S. A., 1996.
FERRAZ, Oscar Marcondes. Oscar Marcondes Ferraz, um pioneiro da engenharia ”“ Depoimento / Centro da Memória da Eletricidade no Brasil. Renato Feliciano Dias. (Coord.). Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade, 1993.
FERRAZ, Sílvio. Artífice do acordo lembra que obra coroa diplomacia. Jornal do Brasil, 15 out. 1978. Economia, p. 26. Centro de Memória da Eletricidade. Pasta John Cotrim.
MAGALHÃES, Juracy. Minha Experiência Diplomática. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.
MAGALHÃES, Juracy. O último tenente: depoimento a J. A. Gueiros. Rio de Janeiro: Record, 1996.
RICHER, Paulo. In: LIMA, José Luiz; RICHER, Paulo. Módulo 3: o processo de constituição da Eletrobrás e a evolução do setor de energia elétrica nos primeiros anos da década de 1960. In: DIAS, Renato Feliciano. (Coord.). A Eletrobrás e a História do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, 1995.
THIBAU, Mauro. In: CABRAL, Ligia Maria Martins. Energia Elétrica e Integração na América do Sul. Rio de janeiro: Centro de Memória da Eletricidade no Brasil, 2004.

Downloads

Publicado

2013-09-29

Como Citar

Espósito Neto, T. (2013). AS RELAÇÕES BRASIL - PARAGUAI: do litígio da fronteira brasileiro-paraguaia (1962) à Ata das Cataratas (1966). Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 7(1), 33–49. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/20214

Edição

Seção

Artigos