A VIA DEMOCRÁTICA AO AUTORITARISMO
Palavras-chave:
Ciências Humanas. Ciência Política. Sociologia Política.Resumo
Este artigo analisa as teorias de Aristóteles, Tocqueville e Hannah Arendt a respeito de como alguns aspectos da democracia como a busca do igualitarismo e o voto majoritário podem conduzir ao despotismo. Examinando os casos da democratização da Rússia pós-comunista e o sistema político da Venezuela durante a presidencia de Hugo Chavez, o texto procura demonstrar a importância das idéias daqueles pensadores para a compreensão de regimes autoritários legitimados pelo voto popular.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah, On Revolution, London, Penguin Books, 1963.
ARENDT, Hannah, As Origens do Totalitarismo, São Paulo, Companhia das Letras, 1989.
ARISTÓTELES, A Política, ed. UnB, Brasília, 1985.
BLANCO MUÑOZ, Agustín (1998): Habla El Comandante. Ediciones de la Cátedra Pío Tamayo. UCV. Caracas.
FUKUYAMA, Francis, “The End of History”, The National Interest, 16, 1989.
HUNTINGTON, Samuel. A Terceira Onda: A Democratização no final do século XX, ed. Ática, SP, 1994.
JASMIN, Marcelo Gantus, Alexis deTocqueville: a historiografia como ciência da política,ed. UFMG, Belo Horizonte, 2005.
MIGUEL, Luis Felipe, “Um Ponto Cego nas Teorias da Democracia: Os Meios de Comunicação”. BIB, Rio de Janeiro, n. 49, 1ºsemestre de 2000.
ROMERO, Juan E; Pinto, Carlos; e Ferrer, Eduvio. “Venezuela: de la conyuntara de quiebre constitucional a la consolidación del Gobierno de Chávez (2002-2204). Utopia y Praxis Latinoamericana, v. 10 n. 28, jan. 2005.
SNYDER, Jack. From Voting to Violence: Democratization and Nationalist Conflict. London: W.W. Norton & Company, 2002.
TOCQUEVILLE, Alexis. A Democracia na América, ed. Itatiaia, Belo Horizonte, 1977.
TREADGOLD, Donald W. e Ellison, Herbert J. Twentieth Century Rússia, Oxford: Westview Press, 2000.
WYMAN, Matthew. Public Opinion in Postcommunist Rússia. London: MacMillan Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.