Mudanças no sistema partidário e as eleições nacionais de 2009 no Chile
Palavras-chave:
Chile. Partidos Políticos. Eleições. Sistemas Eleitorais.Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do sistema partidário do Chile contemporâneo, considerados os resultados das eleições nacionais realizadas em 2009 para a Presidência da República e o Congresso Nacional. Tomando como ponto de partida a interpretação, tradicional na ciência política, de que o sistema partidário chileno é excepcional na América Latina pelo seu elevado grau de institucionalização, buscaremos identificar o impacto contemporâneo de variáveis como “confiança nos partidos políticos” e “identificação ideológica” neste sistema partidário. Para tanto, utilizaremos de resultados de surveys de opinião pública realizados com cidadãos chilenos. Mais ainda, buscaremos traçar um perfil do cenário político em que se realizaram as eleições de 2009 no Chile, particularmente atentando para a fragmentação dos principais partidos políticos e a derrota da coalizão de centro-esquerda “Concertación”, além de analisar impactos dos resultados eleitorais para o sistema partidário chileno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.