O debate acerca do lugar das minorias na sociedade: duas controvérsias recentes nos Estados Unidos e no Canadá.
Resumo
Uma identidade particular que se afirma na cena pública exprime, pela sua própria existência, um gesto de desafio à identidade dominante no Estado de dada sociedade. A afirmação identitária particularista se enuncia sempre como um nós dual que revela as falhas do universal : nós somos diferentes, mas nós somos iguais. A deslocação espaciotemporal obviamente não está segura senão em contexto social em que os direitos fundamentais são formalmente garantidos para todos os indivíduos; eis por que, em sentido moderno, uma minoria não existe senão em Estado de direito.O nosso objetivo é salientar o arrazoado socialmente situado que subentende a procura da equidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.