À espera do Inca: identidade étnica e espaço político do Tiahuanaco à Bolívia do século XXI
Resumo
O presente artigo dedica-se à reconstrução da historia boliviana a partir da dicotomia étnica que se vislumbra desde a chegada do colonizador espanhol, passando pela formação do Estado nacional boliviano e lançando-se por todo o século XX. Enfatizou-se, nesta análise, o modo como a identidade indígena se submete à constante reformulação diante da necessidade de sobrevivência e aspirações por melhor qualidade de vida destas populações. Neste sentido, trabalha-se por uma antropologia de aproximação ”“ afinada à s idéias do antropólogo Cardoso de Oliveira em seus estudos acerca da população indígena brasileira ”“ capaz de oferecer uma nova perspectiva para o entendimento da intricada dinâmica social boliviana, num estudo que também se projeta pelo governo Evo Morales, e lança pistas sobre sua profunda importância simbólica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.