Cinema Queer Latinoamericano: diálogos e entrelaçamentos em gênero e (homo)sexualidades por meio dos filmes “Plata Quemada” e “Morango e Chocolate”
Resumo
As narrativas cinematográficas exercem grande poder sobre o público. Elas veiculam e constroem relações de gênero e sexualidades o que torna de extrema relevância a investigação dos discursos/práticas/efeitos do cinema na constituição de valores e representações sociais e também contribuem para delimitar os papéis dicotômicos entre homem/mulher, masculino/feminino, hetero/homo, bem como investigar abordagens que problematizem as sexualidades de forma interseccional. O cinema foi priorizado aqui como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades de gênero e pela possibilidade de ser o cinema um recurso que possibilita a construção do conhecimento histórico, pois o cinema possui mensagens fílmicas individuais e múltiplas, mensagens que trazem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade. Neste sentido, foi analisado os filmes Plata Quemada de Marcelo Piñero e Morango e Chocolate de Tomás Gutiérrez Alea. Estes filmes, no meu entendimento, estão centrados em subjetividades queer que podem contribuir para a crítica cultural à s sociedades patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros sentidos para o imaginário social. Buscou-se conferir também nesta pesquisa à s práticas discursivas queer esboçadas em parte no cinema, embora tenha claro que elas não são lineares, nem uniformes.
Palavras-Chave: Cinema; América Latina; Gênero; Sexualidades.
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Abstract:
Cinematographic narratives have great power over the public. They convey and to build gender relations and sexuality which makes it extremely important to investigate the discourse / practices / film effects in the formation of values and social representations and also contribute to delimit the dichotomous roles between male / female, male / female, hetero / homo and investigate approaches that problematize the sexualities of intersectional way. The film was prioritized here as a locus of creation marked by the experience of gender identities and the possibility of the film a feature that allows the construction of historical knowledge, because the film has individual filmic messages and multiple messages that bring cultural values, social and ideological of a society. In this sense, the film was analyzed Plata Quemada Marcelo Piñero and Strawberry and Chocolate Tomás Gutiérrez Alea. These films, in my understanding, focus on queer subjectivities that can contribute to the cultural critique of patriarchal, macho and sexist societies, providing other ways for the social imaginary. He attempted to check also in this research to queer discursive practices outlined in part in film, although it clear that they are not linear nor uniform.
Keywords: Cinema; Latin America; Genre; Sexualities.
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Résumen:
Narrativas cinematográficas tienen un gran poder sobre el público. Transmiten y construir relaciones de género y la sexualidad que hace que sea muy importante para investigar las prácticas discursivas / / efectos de cine en la formación de valores y representaciones sociales y también contribuyen a delimitar los roles dicotómicas entre hombre / mujer, masculino / femenino, hetero / homo e investigar enfoques que problematizan las sexualidades de manera intersectorial. La película fue priorizado aquí como un lugar de creación marcada por la experiencia de las identidades de género y la posibilidad de la película una característica que permite la construcción del conocimiento histórico, porque la película tiene mensajes fílmicos individuales y múltiples mensajes que traen los valores culturales, social e ideológica de una sociedad. En este sentido, la película se analizó Plata Quemada Marcelo Piñero y Fresa y Chocolate Tomás Gutiérrez Alea. Estas películas, a mi entender, se centran en las subjetividades extrañas que pueden contribuir a la crítica cultural de las sociedades patriarcales, machistas y sexistas, que proporcionan otras maneras para que el imaginario social. Intentó comprobar también en esta investigación queer prácticas discursivas esbozados en parte en el cine, aunque claro que no es lineal ni uniforme.
Palabras clave: Cine; América Latina; Género; Sexualidades.
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