Apresentação
Resumo
O texto explora os principais avanços, a situação atual e os desafios observados no desenvolvimento dos Estudos Latino-americanos realizados no Brasil. Trata-se de uma discussão trabalhada sob a perspectiva dos estudos regionais, comparativos e interdisciplinares. Os objetivos específicos da comunicação são: a) mapear as características dos programas de pós-graduação brasileiros vinculados diretamente aos Estudos Latino-americanos; b) refletir sobre as especificidades dos veículos científicos qualificados disponíveis para a difusão de conhecimento sobre a temática; e c) propor alternativas para aprimorar gradualmente o desenvolvimento epistemológico da temática. Cumpre destacar que, na última década, foi possível verificar importantes avanços no desenvolvimento dos estudos latino-americanos no Brasil. A criação da Universidade Federal da Integração Latino-americana ”“ UNILA, bem como de Institutos de América Latina em certas universidades brasileiras, foram contribuições muito importantes. Igualmente, deve-se constatar que o governo federal disponibilizou recursos financeiros para a publicação de obras relacionadas à s sub-regiões andina, platina, amazônica, mercosulina e da Unasul. Contudo, também se verificou a ausência de pesquisas sobre a região mesoamericana, caribenha e das comunidades latinas residentes nos Estados Unidos e Canadá. Novos enfoques teórico-metodológicos precisam ser incorporados e aprimorados, principalmente relacionados à s questões de género, etno-raciais, culturais, científico-tecnológicos e ambientais. Algo semelhante pode-se constatar em relação à organização de eventos de alcance regional, e aos veículos qualificados diretamente relacionados com os estudos latino-americanos no Brasil. Finalmente aparece o dilema do financiamento para a realização de pesquisas de campo, e a questão da convalidação de títulos entre os países do continente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).