Chamada para artigos para o dossiê temático: Releituras do Pensamento Social, Político e Cultural Latino-Americano
Proposta
Releituras do Pensamento Social, Político e Cultural Latino-Americano
A Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (REPAM) anuncia a chamada para submissão de artigos científicos para o dossiê temático "Releituras do Pensamento Social, Político e Cultural Latino-Americano". Este dossiê tem por objetivo explorar o pensamento latino-americano a partir da análise de problemas concretos e desafios que afetam a sociedade, a política e a cultura da região. Os artigos devem focar em como os pensadores latino-americanos abordam, revisam e reinterpretam esses problemas, destacando as soluções propostas ou reflexões críticas em diferentes momentos históricos.
A proposta é que os artigos do dossiê apresentem análises inovadoras sobre pensadores centrais do período que vai das Independências até as reflexões mais contemporâneas, revisitando a tradição de pensamento latino-americano sob um enfoque duplo: destacar figuras intelectuais e evidenciar aspectos estruturais comuns às suas obras. O objetivo é explorar como esses autores interpretaram, problematizaram e buscaram soluções para questões relativas à formação dos Estados nacionais, à modernização, às desigualdades herdadas do passado colonial e aos desafios da inserção no sistema-mundo capitalista, estimulando novas perspectivas sobre o pensamento social, político e cultural da região.
Eixos temáticos:
Fundação dos estados latino-americanos
Receberá artigos que tratam dos processos de independência política e administrativa dos povos latino-americanos das metrópoles europeias. Destacando a releitura críticas de autores dedicados a pensar a fundação dos estados nacionais pós-independência, abordando as ideias de modernização da cultura, modelo político e econômico, direito constitucional, desenvolvimento e subdesenvolvimento, escravidão e caudilhismo.
Desafios políticos na região: autoritarismo, democracia e participação popular
Este eixo busca receber artigos que abordem a complexa dinâmica política latino-americana, investigando questões como a ascensão de regimes autoritários, as transformações nas estruturas institucionais e os processos de participação popular. Os artigos são convidados a analisar criticamente os desafios enfrentados pelos regimes políticos na região, a influência de movimentos sociais e a luta por direitos civis e políticos, bem como os efeitos de políticas públicas e reformas institucionais no cenário político local e regional.
Questões culturais: identidade, diversidade e resistência cultural no contexto latino-americano
O eixo está aberto a trabalhos que explorem as formas pelas quais identidades e diversidades culturais se manifestam e se reinventam na América Latina, nas obras de autores latino-americanos. Os artigos podem discutir as experiências de resistência cultural, as políticas de identidade, questões relacionadas à interculturalidade, e a forma como as tradições e expressões culturais dialogam com as mudanças sociais, políticas e econômicas. Pesquisas sobre manifestações artísticas, linguísticas, de gênero ou étnicas, que evidenciem a pluralidade cultural da região, são particularmente bem-vindas.
Análises contemporâneas de problemáticas históricas latino-americanas
Este eixo temático convida à submissão de estudos que estabeleçam um diálogo entre problemáticas históricas, tal como colocada em obras do período, e suas implicações contemporâneas na América Latina. Os artigos devem buscar compreender como desafios históricos, tais como colonialismo, desigualdade social, conflito de terras, e desenvolvimento econômico, continuam a influenciar o presente e como formulações teóricas do período estudado ainda encontram ressonância na atualidade.
Esse volume apresentará a pluralidade de questões e reflexões presentes na tradição do pensamento social, político e cultural acerca da formação das sociedades latino-americanas. Para tanto, apresentará releituras de autores da própria região, cuja formação da consciência de povo emergiu da vivência dos processos de emancipação e modernização cultural em um contexto pós-colonial, marcado por diferentes condições históricas. As obras e os pensadores analisados refletem, portanto, a riqueza e a complexidade de tais experiências, contribuindo para evidenciar de que maneira as especificidades de cada época, lugar e condição social influenciaram o modo como a América Latina elabora a sua identidade como povo. Desse modo, os autores e obras aqui abordados devem apresentar a variedade de perspectivas que compõem a produção intelectual latino-americana, estimulando o leitor a compreender, questionar e reinterpretar os fundamentos culturais, políticos e sociais que moldam a região.
As regras de publicação podem ser acessadas em: https://periodicos.unb.br/index.php/repam/about/submissions#authorGuidelines
Os textos deverão ser enviados através do site da Revista no endereço: https://periodicos.unb.br/index.php/repam/about/submissions
CronogramaRecebimento dos artigos para compor o dossiê: 31 de outubro de 2025;
Pré-avaliação dos artigos recebidos: 07 de novembro de 2025;
Recebimento das avaliações dos artigos: 01 de dezembro de 2025;
Os artigos aprovados serão enviados para revisão dos autores, revisão da revista e editoração até: 31 de dezembro de 2025;
Prazo previsto para publicação do número Vol. 17 N. 3 2023: janeiro de 2025.