Conflito, violência e autoridade nas escolas

uma observação empírica

Autores

Palavras-chave:

Administração de conflitos, Violência, escola, mediação, disciplina

Resumo

Tendo como base a teoria de George Simmel, de que o conflito é mantenedor das relações sociais, este trabalho, por meio de entrevistas e observações, busca apresentar relações de conflito e violência (fortalecendo que conflito é diferente de violência) observadas em escolas de diferentes regiões do Distrito Federal (na região da Fercal, Plano Piloto e no Guará). Vale destacar que a representação social do que seria conflito ou violência é contextualizada nas falas dos entrevistados e nas utilizadas para administrarem conflitos para que estes não se tornem hostis. Punições cabíveis, casos de conflitos vistos como sem solução, a questão da autoridade, a relação da família na administração e agravamento dos conflitos são abordados neste trabalho.

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Biografia do Autor

Paulo César Martins Stumpf, Universidade de Brasília

Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília; mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Licenciatura em Ciências Sociais e bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor efetivo de Sociologia no Ensino médio pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

STUMPF, Paulo César Martins. Conflito, violência e autoridade nas escolas: uma observação empírica. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 242–268, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/47471. Acesso em: 21 nov. 2024.