A criminalização do som da massa

uma análise do rap alagoano pela perspectiva da criminologia cultural

Autors/ores

  • Bruno Cavalcante Leitão Santos Centro Universitário Cesmac https://orcid.org/0000-0001-7556-2348
  • Francisco de Assis de França Júnior Centro Universitário Cesmac
  • Maria Victória Menezes de Mesquita Centro Universitário Cesmac

Paraules clau:

Criminologia cultural, Criminalização da pobreza, Políticas neoliberais, Rap alagoano

Resum

O presente artigo busca analisar de maneira crítica o rap alagoano, sob o viés da criminologia cultural e da criminalização da pobreza. Esse gênero musical, que possui raízes na periferia dos grandes centros urbanos, carrega consigo um caráter eminentemente contracultural, razão pela qual, não raro, costuma ser criminalizado, tanto em relação as suas produções musicais, quanto no que diz respeito aos seus compositores e intérpretes. O artigo apresenta uma interpretação e uma releitura de canções de rap produzidas no Estado de Alagoas, utilizando-se basicamente do método hipotético-dedutivo, essencialmente a partir do ponto de vista das políticas neoliberais de controle social, como se explicitará. Além disso, a ênfase do desenvolvimento será a problemática da tríade pobre-negro-favelado, tendo em vista se observar como uma espécie de ferramenta (formal ou informal) de controle através da produção cultural, onde se vê em seu exercício uma prática de resistência à histórica marginalização imposta pelos estratos sociais mais abastados, cujas ações são geralmente no sentido de excluir da tentativa de ascensão essa parcela da sociedade à classe dominante.

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Biografies de l'autor/a

Bruno Cavalcante Leitão Santos, Centro Universitário Cesmac

Doutor em Direito pela PUCRS. Mestre em Direito Público pela UFAL. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB. Professor de Direito Penal no Centro Universitário CESMAC – Maceió/AL. Líder do Grupo de Pesquisa "Sistema Penal, Democracia e Direitos Humanos" e pesquisador do Grupo de Pesquisa “Direito, contemporaneidade e transformações sociais”. Advogado.

Francisco de Assis de França Júnior, Centro Universitário Cesmac

Doutorando e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Pós-graduado em Psicologia Jurídica e em Ciências Penais. Professor de Direito Penal e Criminologia no Centro Universitário CESMAC – Maceió/AL. Líder do Grupo de Pesquisa "Sistema Penal, Democracia e Direitos Humanos". Advogado.

Maria Victória Menezes de Mesquita, Centro Universitário Cesmac

Bacharela em Direito do Centro Universitário CESMAC - Maceió/AL.

Membra Associada do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Membra do Grupo de Estudos Avançados IBCCRIM/CESMAC (2020-21).

Membra do Grupo de Pesquisa "Sistema Penal, Democracia e Direitos Humanos".

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Publicades

2022-12-28

Com citar

CAVALCANTE LEITÃO SANTOS, Bruno; FRANÇA JÚNIOR, Francisco de Assis de; MENEZES DE MESQUITA, Maria Victória. A criminalização do som da massa: uma análise do rap alagoano pela perspectiva da criminologia cultural. Revista Llatinoamericana de Criminologia, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 243–278, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43988. Acesso em: 24 nov. 2024.