Conflitos escolares e seus registros

juventudes, violências e dinâmicas educativas a partir da leitura do “Livro de Ocorrências” de uma escola da rede pública (RJ)

Autores

Palavras-chave:

Escola, Conflitos, Registros, Juventudes, Socialização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo aportar elementos para os estudos sobre a múltipla natureza dos conflitos que ocorrem em escolas do ensino básico no contexto da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Que tipos de conflitos mais aparecem? Com que tipo de frequência costumam ocorrer? Que tipo de tratamento costumam receber por parte das administrações escolares? Que tipo de efeitos resultam de tais modalidades de tratamento? Em que medida os resultados aí obtidos podem ser colocados em comparação com outros contextos? Esta pesquisa está vinculada ao programa de estudos do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense. A metodologia consistiu no estabelecimento de um esboço de tipologia dos conflitos a partir da leitura sistemática dos registros dos conflitos no “Livro de Ocorrências” de uma escola pública na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os resultados apontam, de uma lado, para a presença de uma consistente crise nos modelos de autoridade pedagógica tal qual conhecemos no Brasil, e de outro lado para a enorme dificuldade encontrada pelos educadores para lidar com tal situação.

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Biografia do Autor

Marcos Verissimo, INCT-InEAC- UFF

Doutor em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, mestre em antropologia pelo mesmo programa. Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da UFF. Professor de filosofia e sociologia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Cordenador do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC) e do Laboratório de Iniciação Acadêmica em Segurança Pública da UFF (LABIAC), ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

VERISSIMO, Marcos. Conflitos escolares e seus registros: juventudes, violências e dinâmicas educativas a partir da leitura do “Livro de Ocorrências” de uma escola da rede pública (RJ). Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 141–167, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/48832. Acesso em: 23 nov. 2024.