Conflitos escolares e seus registros

juventudes, violências e dinâmicas educativas a partir da leitura do “Livro de Ocorrências” de uma escola da rede pública (RJ)

Autores

Palavras-chave:

Escola, Conflitos, Registros, Juventudes, Socialização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo aportar elementos para os estudos sobre a múltipla natureza dos conflitos que ocorrem em escolas do ensino básico no contexto da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Que tipos de conflitos mais aparecem? Com que tipo de frequência costumam ocorrer? Que tipo de tratamento costumam receber por parte das administrações escolares? Que tipo de efeitos resultam de tais modalidades de tratamento? Em que medida os resultados aí obtidos podem ser colocados em comparação com outros contextos? Esta pesquisa está vinculada ao programa de estudos do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense. A metodologia consistiu no estabelecimento de um esboço de tipologia dos conflitos a partir da leitura sistemática dos registros dos conflitos no “Livro de Ocorrências” de uma escola pública na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os resultados apontam, de uma lado, para a presença de uma consistente crise nos modelos de autoridade pedagógica tal qual conhecemos no Brasil, e de outro lado para a enorme dificuldade encontrada pelos educadores para lidar com tal situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Verissimo, INCT-InEAC- UFF

Doutor em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, mestre em antropologia pelo mesmo programa. Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da UFF. Professor de filosofia e sociologia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Cordenador do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC) e do Laboratório de Iniciação Acadêmica em Segurança Pública da UFF (LABIAC), ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Referências

BARBOSA, Antônio Rafael. Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Niterói: EDUFF, 1998.

COSTA, Perla Alves Bento de Oliveira. Quando a gansóloga sou eu. Uma etnografia sobre as práticas dos policiais militares no Rio de Janeiro. (Dissertação de Mestrado). Niterói: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, 2018

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões acerca da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

GRILLO, Carolina; POLICARPO, Frederico; VERÍSSIMO, Marcos. A Dura e o Desenrolo: efeitos práticos da Nova Lei de Drogas no Rio de Janeiro. In: Revista de Sociologia e Política – dossiê Crime, Segurança e Instituições Estatais: problemas e perspectivas. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011.

LENOIR, Remi. Objeto Sociológico e Problema Social in: CHAMPAGNE, Patrick et alii. Iniciação à Prática Sociológica. Petrópolis: Vozes, 1998.

MAIA, Boris. Vida de Escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EDUFF, 2019.

MIRANDA Ana Paula; CORRÊA, Roberta de Mello; ALMEIDA, Rosiane Rodrigues. Intolerância religiosa ou genocídio do povo preto? In: KANT DE LIMA, Roberto; LOBO, Michel (orgs.). Fazendo [a] Sociedade: contribuições das Ciências Sociais em tempos inquietantes. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2022.

RANGEL. Victor. Usos, usuários e hierarquias: uma análise sobre o consumo de cocaína em um bar da zona norte de Niterói. In: LABATE, Beatriz; POLICARPO, Frederico. Drogas: perspectivas em ciências humanas. Rio de Janeiro: Gramma; Terceiro Nome; NEIP, 2018.

VERÍSSIMO, Marcos. O mal aluno é o futuro traficante? Apontamentos antropológicos sobre uma “profecia” nas escolas públicas fluminenses. Revista Teias (UERJ), Rio de Janeiro, v. 17, n 45, abril/junho 2016, p. 9-25.

______ . As “drogas”, seus usos e abusos no ambiente escolar. Sociedade – Revista do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas. vol 1, nº 1, 2018, p. 77-98.

______ . Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Revista Perspectiva, v. 37, n. 1, Florianópolis, jan./maio, 2019, p. 230-250.

______ . Dos Tóxicos aos Psicitrópicos: uma abordagem antropológica sobre representações e consumos entre estudantes da rede pública fluminense. In: FILPO, Klever (org.). Direito e Conflitos em perspectiva empírica: recortes de uma trajetória de pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação em Direito. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2021.

______ . Juventude e Marginalização: notas estnográficas sobre o aprendizado de práticas políticas em contextos de naturalização de violências. In: FREIRE, Letícia de Luna; CUNHA, Neiva Vieira da (orgs.). Educação e Favela: Refletindo sobre antigos e novos desafios. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2022.

VERISSIMO, Marcos; FERREIRA, Jonathan; NUNES, Letícia; RIBEIRO, Lucas; RAMALHO, Raquel. A escola, seus dilemas e conflitos: práticas de pesquisa e produção do conhecimento no âmbito do Ensino Médio. In: MAIA, Boris; FILPO, Klever; VERISSIMO, Marcos (Orgs.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

VERISSIMO, Marcos; RIBEIRO, Filipe; SOUZA, Karen; CUNHA, Victória; OLIVEIRA, Vitoria. Notas sobre os processos de reprodução de antigas pedagogias desigualadoras no contexto da implementação do Novo Ensino Médio. X Seminário Internacional do INCT-InEAC. Universidade Federal Fluminense: 2023.

VERISSIMO, Marcos; MOTTA, Yuri; MAGALHÃES, Alice. Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica: uma reflexão sobre o aprendizado das práticas antropológicas no Ensino Médio. In: ALENCAR, Breno; TARGINO, Gekbede; ARAÚJO, Marcelo (Orgs.). Antropologia na Educação Básica (Volume 2). Belém: Editora IFPA, 2024 (no prelo).

VIANNA, Adriana. Etnografando documentos: uma antropóloga em meio a processos judiciais. In: CASTILHO, Sérgio R.R.; SOUZA LIMA, Antonio Carlos de; TEIXEIRA, Carla C. Antropologia das práticas de poder: reflexões etnográficas entre burocratas, elites e corporações. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014. pp.43-70.

VINHA, Telma P.; NUNES, Cesar Augisto A.. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação Unisinos, v. 24. 2020.

Downloads

Publicado

30.12.2023

Como Citar

VERISSIMO, Marcos. Conflitos escolares e seus registros: juventudes, violências e dinâmicas educativas a partir da leitura do “Livro de Ocorrências” de uma escola da rede pública (RJ). Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 141–167, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/48832. Acesso em: 27 abr. 2024.