O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A RELAÇÃO ENTRE DIREITO INTERNO E DIREITO INTERNACIONAL

Autores

  • Laís Maranhão Santos Mendonça Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Direito Internacional; direito interno; hierarquia; tratados.

Resumo

A atuação dos tribunais é um importante indicativo do comprometimento dos Estados com o cumprimento de normas internacionais. É através da análise dessa atividade que é possível verificar a aplicabilidade das normas internacionais no âmbito interno de cada Estado. Como a coercitividade dos órgãos internacionais depara-se com o obstáculo da soberania nacional, é imprescindível que os próprios órgãos nacionais sejam atuantes no sentido de possibilitar que as normas internacionais sejam eficazes. Portanto, nesta pesquisa buscou-se analisar a atuação do Supremo Tribunal Federal para obter um indicativo sobre a aplicabilidade dos tratados internacionais pelo Estado brasileiro. Assim, analisando a jurisprudência do STF em diversos contextos históricos, especialmente o entendimento do tribunal sobre a hierarquia dos tratados internacionais no ordenamento jurídico brasileiro, é possível observar a importância das normas internacionais para o Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Código Tributário Nacional. Lei n.° 5.172, de 25 de outubro de 1966. Brasília, DF: Senado, 1966.

CASSESE, Antonio. Modern Constitutions and International Law. In Recueil des Cours, 1985, p. 335-475.

DOLINGER, Jacob. As Soluções da Suprema Corte Brasileira para os conflitos entre o Direito Interno e o Direito Internacional: um Exercício do Ecletismo. Revista Forense, Rio de Janeiro: Forense, 1996.

FRAGA, Mitrô. O conflito entre tratado internacional e norma de direito interno: estudo analítico da situação do tratado na ordem jurídica brasileira. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.

NEVES, Marcelo. A força Simbólica dos direitos humanos. Democracia, Direito e Política: estudos internacionais em homenagem a Friedrich Müller. Florianópolis: Conceito Editorial, 2006.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. São Paulo: Max Limonad, 2003.

Downloads

Publicado

11-06-2012

Como Citar

MENDONÇA, Laís Maranhão Santos. O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A RELAÇÃO ENTRE DIREITO INTERNO E DIREITO INTERNACIONAL. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 133–158, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20330. Acesso em: 20 abr. 2024.