CRIAÇÃO DE UMA NOVA DISCIPLINA NO CURSO DE DIREITO:

A AUDITORIA JURÍDICA

Autores

  • Lucas Alexandre Barquete Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Palavras-chave:

Graduação em Direito. Auditória Jurídica. Plano de Curso. Plano de Ensino. Plano de Aula.

Resumo

O crescimento dos sistemas informatizados, o desenvolvimento contínuo dos meios de comunicação e a contínua verificação de resultados empresariais exigem mecanismos para atingir a otimização e verificação dos resultados reais, tornando a auditoria jurídica uma peça estratégica para identificação eficaz dos pontos críticos existentes na estrutura jurídica de uma instituição.

A auditoria jurídica é uma das atividades mais eficientes no mundo empresarial, pois assegura que, depois de inspecionada minuciosamente, a empresa se estruture legalmente, corrigindo erros e evitando futuros problemas, como prejuízos, perda de credibilidade e falência.

Neste viés, a proposta de se inserir a disciplina de auditoria jurídica na formação do advogado moderno, assume o papel de fornecer ao graduando de direito uma qualidade a mais: a capacidade de exercer uma assessoria jurídica inteligente, uma advocacia preventiva com a prestação pró-ativa de serviços na visão empresarial das questões jurídicas.

Um dos principais objetivos da disciplina será proporcionar ao aluno uma capacidade técnica para elaborar um planejamento jurídico, capaz de tornar a empresa eficaz, dentro da legalidade, para o mercado competitivo, dando toda uma visão social da instituição, de seus funcionários, de seus vários departamentos, de sua hierarquia, fornecendo ainda um caráter interdisciplinar, proporcionando não somente conhecimento jurídico, mas também administrativo, ambos bases elementares para se estruturar como um profissional competente.

A disciplina será regida por três instrumentos didáticos tradicionais, mas inovados e reformulados: Plano de Curso, contemplando os requisitos e critérios, Plano de Ensino, com os objetivos, conteúdos e metodologia e Plano de Aula, com o planejamento do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALESSANDRINI, Cristina Dias. O Desenvolvimento de Competências e a Participação Pessoal na Construção de um Novo Modelo Educacional. In: PERRENOUD, Phillipe. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Phillipe Perrenoud, Monica Gaher Thurler, Lino de Macedo, Nilson José Machado e Cristina Dias Allessandrini, Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002. 157-176 p.

BARQUETTE, Lucas Alexandre. O uso estratégico da auditoria jurídica para o sucesso do negócio. In: XVII Congresso Nacional do CONPEDI, 2008, realizado em Brasília - DF. O uso estratégico da auditoria jurídica para o sucesso do negócio. Brasília: Anais do CONPEDI, 2008, p. 6843-6866. Disponível em: http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/brasilia/16_373.pdf. Acesso em 17 de agosto de 2009.

BITTAR, Eduardo C. B. Direito e ensino jurídico: legislação educacional. São Paulo: Atlas, 2001. 235 p.

GONÇALVES, Nilton Oliveira. Manual de Auditoria Trabalhista: Teoria e Prática na Auditoria Trabalhista. São Paulo: LTr, 2006, 143 p.

GUSTIN, Miracy B. Souza. Um sistema de avaliação continua e o desenvolvimento de competência em cursos de direito. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 45, 2004, p. 283-296.

GUSTIN, Miracy Barbosa Souza. (Re)Pensando a inserção da Universidade na Sociedade Brasileira Atual. In: SOUZA JÚNIOR, José Geraldo de. et al. Educando para os Direitos Humanos-Pautas Pedagógicas para a Cidadania na Universidade. 1 ed. Porto Alegre-RS: Síntese, 2004, v. 01, p. 55-69.

GUSTIN, Miracy B. Souza. Interdisciplinaridade na pesquisa e no ensino do Direito: Conceitos Fundamentos e Inovações. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 96, 2007. p.115-143.

GUILHERME, Luiz Fernando do Vale de Almeida. Responsabilidade civil do advogado e da sociedade de advogados nas auditorias jurídicas. São Paulo: Quartier Latin, 2005. 223 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Ed.Ática, 1996. 262 p.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. 157 p.

PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes? Universidade de Genebra, 1999. Este artigo foi publicado originalmente em Résonances, Mensuel de 1'école valaisanne, n. 3 Dossier Savoirs et compétences, novembre 1998, p. 3-7. Texto traduzido disponível no endereço eletrônico: http://biucsproject.org/general/reforma_competencia.htm, Acesso em: 23/01/2009.

PERRENOUD, Phillipe. Dez competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 192 p.

PERRENOUD, Phillipe. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002. 176 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de universidade à universidade de idéias. In: PINTO, Cristiano Paixão Araújo (org). Redefinindo a relação entre o professor e a universidade: emprego público nas Instituições federais de ensino?. Brasília: UNB, Faculdade de Direito/CESPE, 2002. p. 87 - 133.

Downloads

Publicado

28-06-2012

Como Citar

BARQUETE, Lucas Alexandre. CRIAÇÃO DE UMA NOVA DISCIPLINA NO CURSO DE DIREITO:: A AUDITORIA JURÍDICA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 48–70, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20316. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos