A RELEVÂNCIA DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

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Palavras-chave:

Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Lei Brasileira de Inclusão, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo possui como temática central a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual representa uma conquista social das pessoas com deficiência, tendo em vista a previsão de diversos direitos como acesso à saúde, à educação, ao trabalho; o combate aos atos discriminatórios, bem como a inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades. Delimitou-se a pesquisar sobre a luta pelo reconhecimento das pessoas com deficiência dentro da sociedade civil juntamente com o impacto da Convenção na tutela jurídica internacional desses indivíduos. Destacou-se a vigência e a efetividade do tratado no ordenamento brasileiro, haja vista que a ratificação da Convenção e promulgação da Lei Brasileira de Inclusão alterou radicalmente algumas normativas presentes, sendo possível perceber uma negligência do País em relação à garantia aos direitos dessas pessoas, principalmente referente à educação inclusiva, visto que exige medidas sócio-jurídicas e políticas para a sua proteção. Nessa senda, o estudo utilizou-se do método dedutivo, tendo em vista a análise de um objeto geral para o específico. Em referência ao procedimento técnico, realizou-se tanto um levantamento documental com a análise de tratados internacionais e legislações internas, bem como o levantamento bibliográfico, com a leitura e sistematização de livros doutrinários, além de artigos científicos publicados sobre o tema. Não obstante, apesar da proteção aos direitos das pessoas com deficiência ser garantida pela Convenção Internacional foi observado, na prática, que os principais obstáculos em relação à efetividade referente à educação, tanto do tratado quanto da lei brasileira, ainda estão presentes na sociedade civil.

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Biografia do Autor

Ana Clara Schuh Ibrahim, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), agraciada com o Prêmio Alumni 32 Envolvimento com a UFSC pelo seu destaque no movimento estudantil, com as organizações de eventos, como o XV Congresso de Direito UFSC e participação em grupos de pesquisa e extensão com foco nas matérias de direito internacional e direitos humanos (Grupo Ius Gentium), e por seu desempenho em competições de mediação representando a UFSC. Venceu como melhor mediadora na Regional Sul para a XII CAMARB (Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação). Foi pesquisadora de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no Projeto de Pesquisa: Tutela e Exercício dos Direitos da Personalidade na Sociedade Contemporânea - Direitos da Pessoa com Deficiência. Atualmente é residente no Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública do Ministério Público de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: direito internacional, direitos humanos e direitos das pessoas com deficiência.

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Publicado

18-11-2024

Como Citar

SCHUH IBRAHIM, Ana Clara. A RELEVÂNCIA DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL . Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 61–83, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/53935. Acesso em: 21 dez. 2024.