ANÁLISE DA VALORAÇÃO DA CULPABILIDADE ENQUANTO CIRCUNSTÂNCIA JUDICIAL NA PRIMEIRA FASE DE SENTENÇAS DE ROUBO E FURTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS

Autores

  • Rogério Bontempo Cândido Gontijo Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Teoria da pena. Individualização da pena. Circunstâncias judiciais. Culpabilidade.

Resumo

Este artigo corresponde ao relatório dos resultados de pesquisa de iniciação científica realizada entre agosto de 2019 e setembro de 2020, e que teve foco a análise de sentenças penais condenatórias de roubo e furto, oriundas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com publicação no ano de 2018. O trabalho se desenvolveu por meio de análise qualitativa das sentenças e se constituiu na coleta de dados relativos aos padrões argumentativos e de fundamentação empregados pelos juízes, quando da valoração negativa das circunstâncias judiciais do art. 59 do Código Penal. Neste trabalho, deu-se atenção especial à culpabilidade, de modo que os dados sobre esta circunstância foram confrontados com aspectos críticos das doutrinas de fixação da pena e com o resultado de outras duas pesquisas realizadas de forma semelhante. O contexto da aplicação da pena foi problematizado com auxílio da crítica dogmática e da criminologia crítica e concluiu-se, por fim, sobre a necessidade de uma individualização da pena-base mais rigorosa, vez que sua aplicação, hoje, dá-se de forma insegura e desparametrizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Vera Regina Pereira de Andrade. Pelas mãos da criminologia: o controle penal para além da (des) ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao direito penal brasileiro. 10 ed. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral 1. 23 ed. rev., ampl. e atual. - São Paulo: Saraiva, 2017.

BOSCHI, José Antônio Paganella. Das Penas e seus Critérios de Aplicação. 5 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

BRASIL. Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Institui o Código Penal. Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11 de julho de 1984.

BRUNO, Aníbal. Direito Penal. Parte Geral, t. 2. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1956.

CARVALHO, Salo de. Penas e medidas de segurança no direito penal brasileiro. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CARVALHO, Salo de [org.]. Série Pensando o Direito: Dos critérios de aplicação da pena no Brasil: análise doutrinária e jurisprudencial da conveniência da determinação da pena mínima. Brasília: Ministério da Justiça, 2009.

CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Teoria da pena: fundamentos políticos e aplicação judicial. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2005.

HASSEMER, Winfried. Introdução aos fundamentos do Direito Penal. Tradução de Pablo Rodrigo Alflen da Silva. - Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed., 2005.

HASSEMER, Winfried. Persona, mundo y responsabilidad. Bases para una teoría de la imputación en derecho penal. Santa Fé de Bogotá: Editorial Temis, 1999.

KARAM, Maria Lúcia. Fixação desmotivada da pena e nulidade parcial da sentença: uma discussão necessária. Boletim dos Procuradores da República, Brasília, ano 5, n. 50, p. 24-26, jun. 2002.

LUISI, Luiz. O tipo penal, a teoria finalista e a nova legislação penal. Porto Alegre: Fabris, 1987.

LUNARDI, Fabrício Castagna; REZENDE, Luiz Otávio. Curso de sentença penal: técnica, prática e desenvolvimento de habilidades. 2 ed. - Salvador: JusPodivm, 2018.

MACHADO, Vinícius da Silva. Entre números, cálculos e humanidade: o princípio constitucional da individualização da pena e o mito da punição humanizada. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília. Brasília, 2009.

STOCO, Tatiana. Culpabilidade e medida da pena: uma contribuição à teoria de aplicação da pena proporcional ao fato. 1. ed. São Paulo: Marcial Pons, 2019.

TAVARES, Juarez. Fundamentos de teoria do delito. 2. ed. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.

TEIXEIRA, Adriano. Teoria da aplicação da pena: fundamentos de uma determinação judicial da pena proporcional ao fato. 1. ed. São Paulo: Marcial Pons, 2015.

WELZEL, Hans. A dogmática no direito penal. Tradução Yolanda Catão. Revista de Direito Penal. São Paulo, Forense, n. 13/14, p. 7-12, 1974.

WARAT, Luiz Alberto. Introdução Geral ao Direito I. Porto Alegre: Fabris, 1994.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas. A perda de legitimidade do sistema penal. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2001.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. BATISTA, Nilo. SLOKAR, Alejandro. ALAGIA, Alejandro. Direito penal brasileiro: primeiro volume - Teoria Geral do Direito Penal. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. BATISTA, Nilo. SLOKAR, Alejandro. ALAGIA, Alejandro. Direito penal brasileiro, segundo volume: teoria do delito: introdução histórica e metodológica, ação e tipicidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2010.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. BATISTA, Nilo. SLOKAR, Alejandro. ALAGIA, Alejandro. Direito penal brasileiro, volume 2, tomo 2: teoria do delito: antijuridicidade e justificação, imputabilidade, culpabilidade e exculpação, autoria e participação, tentativa e concurso de crimes. 1. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2017.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

Downloads

Publicado

05-07-2021

Como Citar

ROGÉRIO BONTEMPO CÂNDIDO GONTIJO. ANÁLISE DA VALORAÇÃO DA CULPABILIDADE ENQUANTO CIRCUNSTÂNCIA JUDICIAL NA PRIMEIRA FASE DE SENTENÇAS DE ROUBO E FURTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 780–809, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/37176. Acesso em: 23 abr. 2024.