JORNADA DE TRABALHO EXCESSIVA DO MOTORISTA PROFISSIONAL: DANO EXISTENCIAL EM PERSPECTIVA

Autores

  • Ana Luísa Gonçalves Rocha Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Motorista profissional. Jornada de trabalho. Dano existencial.

Resumo

A Lei no 13.103/2015, que dispõe sobre a atividade profissional dos motoristas, alia-se aos atuais movimentos flexibilizadores da regulação trabalhista, na medida em que busca subverter a lógica constitucional de limitação da jornada de trabalho. A Justiça do Trabalho pode - e deve - adotar um padrão regulatório, que, à luz do direito fundamental ao trabalho digno, forneça resposta às crescentes violações dos direitos dos motoristas profissionais. A figura do dano existencial, instituto já consagrado na jurisprudência trabalhista, emerge como forma viável de interpretação conforme a matriz constitucional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Augusto César Leite de. Trabalho rodoviário: reflexões sobre a reforma legal de 2015. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 82, n. 1, jan./mar. 2016, p. 60-76.

CARVALHO, Augusto César Leite de. A nova lei dos motoristas profissionais: a dificuldade de ponderar interesses de patrões, empregados, passageiros e usuários das estradas brasileiras. Como aplicar a CLT a luz da Constituição: alternativas para os que militam no foro trabalhista. São Paulo: LTr, 2016, p. 390-401.

DELGADO, Gabriela Neves. Direito Fundamental ao Trabalho Digno. 2ª ed. São Paulo: LTr, 2015.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho.17ª ed. São Paulo: LTr, 2018.

LEMOS, Maria Cecília de Almeida Monteiro. O dano existencial nas relações de trabalho intermitentes: reflexões na perspectiva do direito fundamental ao trabalho digno. Tese de Doutorado, Faculdade de Direito, Universidade de Brasília. Brasília, 2018.

MELO, Raimundo Simão de. Meio Ambiente do Trabalho, Prevenção de Riscos, Dignidade Humana e as Responsabilidades pelos Danos no Setor de Transporte. 1n: Contrato de Trabalho no Setor de Transporte. Coordenadores Márcio Mendes Granconato e Thereza Christina Nahas. São Paulo: LTr, 2014,p. 158-169.

NASCIMENTO, Sônia Mascaro. Dano existencial nasrelações de trabalho. Revista LTR:legislação do trabalho, v. 78, n. 8, p. 965-972, ago. 2014.

Downloads

Publicado

30-01-2019

Como Citar

ROCHA, Ana Luísa Gonçalves. JORNADA DE TRABALHO EXCESSIVA DO MOTORISTA PROFISSIONAL: DANO EXISTENCIAL EM PERSPECTIVA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 239–246, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/22427. Acesso em: 27 dez. 2024.