A EXPERIÊNCIA DO CÁRCERE E A DESLEGITIMAÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO-PENAL INSTITUÍDO

Autores

  • Diogo Oliveira Machado Universidade de Brasília

Resumo

As notícias de rebeliões nas penitenciárias nacionais têm ocupado espaço crescente na imprensa, o que parece indicar, se não um aumento das manifestações de presidiários frente à crise do sistema penal, ao menos um maior interesse dispensado pelos meios de comunicação em informar a potencialidade dos atos praticados pelos detentos durante as amotinações. De toda sorte, tanto uma quanto outra perspectiva revela que as barbáries praticadas no interior dos estabelecimentos prisionais atingiram intensidade tal que não foi possível mantê-las reclusas aos muros das penitenciárias. A desumanidade que caracteriza o tratamento entre policiais, agentes carcerários e presos extravasou a incomunicabilidade típica do ambiente prisional, uma vez que alcançou uma tônica que ultrapassa todo o limite do razoável. Diante disso, a reflexão acerca da atual estrutura do sistema prisional manifesta-se de importância basilar para o desenvolvimento das discussões sobre a segurança pública, que constitui tema sempre presente nas pautas das discussões políticas. Essa perspectiva sublinha, por conseguinte, três discussões fundamentais, quais sejam, o papel da mídia na divulgação da criminalidade, a indissociabilidade entre violência e sistema penal e, por fim, a insustentabilidade da organização cultural do sistema de justiça criminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Oliveira Machado, Universidade de Brasília

Bacharel em Direito pela UnB, graduado em 2007

Referências

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do direito penal. 3ª ed. Tradução de Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Editora Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2002.

CINTRA JR., Dyrceu Aguiar. Justiça e Democracia. Revista da Associação de Juízes para a Democracia. Revista dos Tribunais n. 2. jul./dez. 1996.

COIMBRA, Cecília Maria Bouças. Tortura no Brasil como herança cultural dos períodos autoritários. Revista CEJ/Conselho de Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários, Brasília, ano V, n. 14, p. 6-9, mai./ago. 2001.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as Formas Jurídicas. 3ª ed. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2005.

HARRIS, Marvin. Padrões Raciais nas Américas. Tradução de Maria Luiza Nogueira. Rio de Janeiro, 1967.

FARIAS, Maria Elaine Menezes de. Por uma maior eficácia no combate à tortura. Revista CEJ/Conselho de Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários, Brasília, ano V, n. 14, p. 74-77, mai./ago. 2001.

FARINA, Ivana. As provas do crime de tortura. Revista CEJ/Conselho de Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários, Brasília, ano V, n. 14, p. 34-37, mai./ago. 2001.

RODRIGUES, Raimundo Nina. Os africanos no Brasil. Brasília: UnB, 2004.

RENNER, Mauro Henrique. Mecanismos de punição e prevenção da tortura. Revista CEJ/Conselho de Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários, Brasília, ano V, n. 14, p. 70-72, mai./ago. 2001.

SCHREIBER, Simone. Mecanismos de punição e prevenção da tortura. Revista CEJ/Conselho de Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários, Brasília, ano V, n. 14, p. 63-69, mai./ago. 2001.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. Em Busca das Penas Perdidas: a perda da legitimidade do sistema penal. Tradução de Vânia Romano Pedrosa e Amir Lopez da Conceição. Rio de Janeiro: Revan, 1991.

Downloads

Publicado

10-02-2010

Como Citar

OLIVEIRA MACHADO, Diogo. A EXPERIÊNCIA DO CÁRCERE E A DESLEGITIMAÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO-PENAL INSTITUÍDO. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20432. Acesso em: 20 abr. 2024.