DIREITO E LITERATURA: AS ESTÓRIAS DE FADA COMO OBJETO DE ESTUDO DO JURISTA

Autores

  • Amanda Muniz Oliveira Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros - MG

Palavras-chave:

Direito. Literatura. Estórias de fadas.

Resumo

No intuito de propor um diálogo interdisciplinar entre Direito e Literatura, surge nos Estados Unidos o movimento Law and Literature, que defende a utilização da literatura como ferramenta analítica do Direito, vez que esta permite uma análise mais próxima da realidade social. Ao analisar o direito na literatura, o leitor da obra fictícia é transportado a uma situação distinta da sua própria, o que permite o entendimento das relações sociais e jurídicas a partir da ótica de um terceiro. Wigmore, um dos ícones deste movimento, propõe aos juristas a leitura de obras literárias clássicas. Todavia, indaga-se a possibilidade de utilizar gêneros literários distintos como instrumento de estudo. Através dos estudos de Godoy, Tolkien, Nietzsche e Aristóteles, dentre outros, procura-se demonstrar que o gênero literário denominado por Tolkien de “estórias de fadas” também pode ser utilizado como um instrumento de estudo do jurista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Larisa Camacho. Jovens Leitores D'o Senhor dos Anéis: Produções culturais, Saberes e Sociabilidades, 2007. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.

COLBERT, David. O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis. 1 Ed. São Paulo: Sextante, 2002. 187 p.

GODOY, Arnaldo. Direito e Literatura. Os pais fundadores: John Henry Wigmore, Benjamin Nathan Cardoso e Lon Fuller. S.d. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/25388-25390-1-PB.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2013.

LOPES, Reinaldo José. A Árvore das Estórias: Uma proposta de tradução para Tree and Leaf, de J.R.R. Tolkien. 2006. 230 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

OST, François. Contar a lei. 1ª Ed. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

SIQUEIRA, Ada; ZAMBONATO, Carolina; CAUME, Marina. D. Direito e arte: uma abordagem a partir do cinema e da literatura. Revista Discenso, Florianópolis, ano I, n. 1, p. 145-165, 2009.

SIQUEIRA, Ada. Notas sobre Direito e Literatura: o absurdo do Direito em Albert Camus. 1 Ed. Florianópolis: Ed. da UFSC/Fundação Boiteux, 2011. 146 p.

TOLKIEN, J.R.R. Tree and Leaf. londres: Harper Collins, 2001.

WOLMER, Antônio Carlos. O Pluralismo Jurídico. São Paulo: Alfa-Omega, 1994.

Downloads

Publicado

14-01-2014

Como Citar

OLIVEIRA, Amanda Muniz. DIREITO E LITERATURA: AS ESTÓRIAS DE FADA COMO OBJETO DE ESTUDO DO JURISTA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 253–268, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20258. Acesso em: 19 abr. 2024.