“VEREDICTO: SIMULAÇÕES JURÍDICAS, PESQUISA E EXTENSÃO”– O ESPAÇO DE DIÁLOGO PROPORCIONADO PELA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA UNIVERSITÁRIA E SEUS REFLEXOS SOCIAIS

Autores

  • Felipe Augusto Romão Universidade de Brasília
  • Giovanna Milanez Tavares Universidade de Brasília
  • Patrícia Bouvier do Nascimento Silva Universidade de Brasília
  • Ramon Richardson Torres Lima Universidade de Brasília
  • Sofia Sarmento Barros Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Universidade de Brasília. Veredicto.

Resumo

O Veredicto é um projeto de extensão da Universidade de Brasília que se destaca por englobar o conceito de extensão universitária popular na sua atuação no Centro de Ensino Médio de Sobradinho (CEM 01) do Distrito Federal. O presente trabalho visa tanto traçar o conceito e a importância da extensão popular e, a partir dele, criticar o critério de classificação de extensão da UnB, como também analisar os relatórios dos encontros de extensão, produzidos desde a criação do Veredicto, em 2013. Diante dessas premissas, objetivou-se verificar se foi proporcionado espaço de fala aos alunos do Ensino Médio, público-alvo do projeto. Por fim, demonstrou-se que os estudantes majoritariamente defenderam tanto posições relativamente punitivistas quanto não-punitivistas em seus discursos sobre a realidade social, com a presença de bipolaridade de posições. Isso significa que foi oferecido um ambiente em que os estudantes se sentiram apoderados para livremente se manifestar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. (8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, 93 p.). Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Coleção O Mundo, Hoje, 7ª ed., v. 24. 65 p.

_____. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 92 p.

_____. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.

FORPROEX. O plano nacional de Extensão Universitária. Coleção Extensão Universitária. Vol. I, 1987. 10 p. 279

BRASÍLIA, Universidade de Brasília. Câmara de Extensão. Resolução nº 1, de 2015. Estabelece procedimentos operacionais para a institucionalização de atividades de extensão na Universidade de Brasília. Brasília, DF, 23 de junho de 2015.

RIBEIRO, Darcy. Universidade, para quê?. Brasília, 1985, 20 p.

TOKARSKI, Carolina. Com quem dialogam os bacharéis em direito da Universidade de Brasília? A experiência da extensão jurídica popular no aprendizado da democracia. Brasília, 2009. 140 p.

RODRIGUES, Ana Letícia; REZENDE, Daniel; OHOFUGI, Nathália; PORTO, Pedro Victor. (Des)construindo a (ex)tensão na Universidade. p. 19-35 in SILVA, Luciana Correia; TORRES, Fernanda Martins; SILVA, Janaína Lopes da; TORRES Fernanda Martins; BERNARDO, Nauê; STORNI, Paulo Ricardo Guimarães Rocha. TARCHETTI, Ricardo Rodrigues. Veredicto: Pesquisa e Extensão Universitária. ISBN: 978-85-87999-06-1. Brasília, Faculdade de Direito, 2017. 96 p.

Downloads

Publicado

28-09-2018

Como Citar

ROMÃO, Felipe Augusto; TAVARES, Giovanna Milanez; SILVA, Patrícia Bouvier do Nascimento; LIMA, Ramon Richardson Torres; BARROS, Sofia Sarmento. “VEREDICTO: SIMULAÇÕES JURÍDICAS, PESQUISA E EXTENSÃO”– O ESPAÇO DE DIÁLOGO PROPORCIONADO PELA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA UNIVERSITÁRIA E SEUS REFLEXOS SOCIAIS. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 267–279, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/16574. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos e Relatórios de Atividades de Grupos de Pesquisa