Impacto das Mudanças Climáticas no Equilíbrio Econômico-Financeiro da Gestão do Saneamento Básico
Palavras-chave:
Mudanças Climáticas. Estresse hídrico. Saneamento básico. Equilíbrio econômico-financeiro. Contrato de concessão.Resumo
[Propósito] A comunidade cientifica vem emitindo alertas sobre as anomalias do ciclo hidrológico provocadas pelas mudanças climáticas desde a década de 70, que confirmaram a intervenção antrópica e apontam o agravamento dos efeitos das mudanças do clima. A gestão do saneamento básico sofre cada vez mais com o estresse hídrico, mas avançou muito pouco no enfrentamento deste desafio. Na última década, a crise hídrica se intensificou, e constitui um risco de desabastecimento concreto para o país. Assim, o presente artigo tem por objetivo analisar o impacto da crise hídrica decorrente das mudanças climáticas na gestão do saneamento básico, a forma como o evento hídrico é designado pelas matrizes de risco e pelos contratos de concessão e, ainda, a existência ou não de mecanismos jurídicos e institucionais que possam contribuir para a superação deste desafio.
[Metodologia/abordagem/design] Para tanto, o presente artigo utilizou como método o científico dedutivo para orientar o alcance do objetivo ora proposto. Adicionalmente, promoveu-se uma pesquisa aplicada e descritiva, em que se empregou tanto uma revisão bibliográfica e documental quanto um estudo de caso com realização de entrevista.
[Resultados] Os resultados obtidos com o presente artigo podem ser profícuos, pois poderão levar a reflexões, discussões e debates sobre o impacto da crise hídrica na gestão do saneamento básico, a modelagem das matrizes de riscos e os contratos de concessão, assim como as soluções jurídico-institucionais para a superação da indisponibilidade hídrica.
Downloads
Referências
ALOCHIO, Luiz Henrique Antunes. Direito do Saneamento; Introdução à Lei de Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico (Lei Federal n.º11.445/2007). Campinas, SP: Millennium Editora, 2007.
ARAÚJO, Marcos Paulo Marques. “Design Regenerativo e Direito Ambiental: Construção de Ponte para a Economia Circular”. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; e, VIEIRA, André Ricardo Lucas (Organizadores.). Ciências Exatas e da Terra: Aprendizado, Integração e Necessidades do País 2. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2021, p. 33/48
ARAÚJO, Marcos Paulo Marques Araújo. “Procedimento de Manifestação de Interesse para Parceria Público-Privada Estadual de Dessalinização de Água Marinha para Abastecimento de Água Potável”. In: PEIXINHO, Manoel Messias, MOTA, Maurício Jorge Pereira da e MOURA, Emerson Affonso da Costa (Organizadores). Estudos em Homenagem a José dos Santos Carvalho Filho– Volume 3 – Contratação, Delegação e Parcerias na Administração Pública. Editora Institutas, 2020, p. 224.
BRASIL. Agência Nacional de Águas. Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos: Avaliações e Diretrizes para Adaptação. Brasília: ANA, GGES, 2016. 87 p.
GUIMARÃES, Fernando Vernalha. Concessão de Serviço Público. São Paulo: Saraiva, 2012.
MARGULIS, Sergio. Mudanças climáticas: tudo que você queria e não queria saber. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2020.
Portugal Ribeiro; Advogados e PEZCO – Economic and Business Intelligence. Regras Padronizadas sobre Distribuição de Riscos, Equilíbrio Econômico-Financeiro e Modelos Regulatórios (Estudo preparado para ABCON/SINDCON), 2020.
ROCCO, Rogério. História da Legislação Ambiental Brasileira: Um Passeio pela Legislação, Pelo Direito Ambiental e por Assuntos Correlatos. In: AHMED, Flávio e COUTINHO, Ronaldo (organizadores). Curso de Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012. p. 3/27.
SARLET, Ingo Wolfgang e FENSTERSEIFER, Tiago. Curso de Direito Ambiental, 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Law and Regulation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter seu artigo à Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, declaro aceitar a licença de publicação Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.