Impact of Climate Change on the Economic-Financial Balance of Basic Sanitation Management
Palabras clave:
Climate Change. Hydrical stress. Sanitation. Economic-Financial Balance. Public contract.Resumen
[Propósito] A comunidade cientifica vem emitindo alertas sobre as anomalias do ciclo hidrológico provocadas pelas mudanças climáticas desde a década de 70, que confirmaram a intervenção antrópica e apontam o agravamento dos efeitos das mudanças do clima. A gestão do saneamento básico sofre cada vez mais com o estresse hídrico, mas avançou muito pouco no enfrentamento deste desafio. Na última década, a crise hídrica se intensificou, e constitui um risco de desabastecimento concreto para o país. Assim, o presente artigo tem por objetivo analisar o impacto da crise hídrica decorrente das mudanças climáticas na gestão do saneamento básico, a forma como o evento hídrico é designado pelas matrizes de risco e pelos contratos de concessão e, ainda, a existência ou não de mecanismos jurídicos e institucionais que possam contribuir para a superação deste desafio.
[Metodologia/abordagem/design] Para tanto, o presente artigo utilizou como método o científico dedutivo para orientar o alcance do objetivo ora proposto. Adicionalmente, promoveu-se uma pesquisa aplicada e descritiva, em que se empregou tanto uma revisão bibliográfica e documental quanto um estudo de caso com realização de entrevista.
[Resultados] Os resultados obtidos com o presente artigo podem ser profícuos, pois poderão levar a reflexões, discussões e debates sobre o impacto da crise hídrica na gestão do saneamento básico, a modelagem das matrizes de riscos e os contratos de concessão, assim como as soluções jurídico-institucionais para a superação da indisponibilidade hídrica.
Descargas
Citas
ALOCHIO, Luiz Henrique Antunes. Direito do Saneamento; Introdução à Lei de Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico (Lei Federal n.º11.445/2007). Campinas, SP: Millennium Editora, 2007.
ARAÚJO, Marcos Paulo Marques. “Design Regenerativo e Direito Ambiental: Construção de Ponte para a Economia Circular”. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; e, VIEIRA, André Ricardo Lucas (Organizadores.). Ciências Exatas e da Terra: Aprendizado, Integração e Necessidades do País 2. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2021, p. 33/48
ARAÚJO, Marcos Paulo Marques Araújo. “Procedimento de Manifestação de Interesse para Parceria Público-Privada Estadual de Dessalinização de Água Marinha para Abastecimento de Água Potável”. In: PEIXINHO, Manoel Messias, MOTA, Maurício Jorge Pereira da e MOURA, Emerson Affonso da Costa (Organizadores). Estudos em Homenagem a José dos Santos Carvalho Filho– Volume 3 – Contratação, Delegação e Parcerias na Administração Pública. Editora Institutas, 2020, p. 224.
BRASIL. Agência Nacional de Águas. Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos: Avaliações e Diretrizes para Adaptação. Brasília: ANA, GGES, 2016. 87 p.
GUIMARÃES, Fernando Vernalha. Concessão de Serviço Público. São Paulo: Saraiva, 2012.
MARGULIS, Sergio. Mudanças climáticas: tudo que você queria e não queria saber. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2020.
Portugal Ribeiro; Advogados e PEZCO – Economic and Business Intelligence. Regras Padronizadas sobre Distribuição de Riscos, Equilíbrio Econômico-Financeiro e Modelos Regulatórios (Estudo preparado para ABCON/SINDCON), 2020.
ROCCO, Rogério. História da Legislação Ambiental Brasileira: Um Passeio pela Legislação, Pelo Direito Ambiental e por Assuntos Correlatos. In: AHMED, Flávio e COUTINHO, Ronaldo (organizadores). Curso de Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012. p. 3/27.
SARLET, Ingo Wolfgang e FENSTERSEIFER, Tiago. Curso de Direito Ambiental, 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Direito Setorial e Regulatório
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar este documento a la Revista de Derecho, Estado y Telecomunicaciones, declaro que estoy aceptando los términos de Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), disponible en http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.