The incompatibility of Item Response Theory with public selection procedure

a case study of the National High School Exam

Autores/as

Palabras clave:

Unified National Public Selection. National High School Exam. Item Response Theory. Public selection procedure. Incompatibility.

Resumen

[Purpose] The aim of this article is to evaluate the compatibility of Item Response Theory – IRT with the current normative framework and case law applicable to public selection processes, such as the Unified National Public Selection – CPNU and the National High School Exam – Enem.

[Methodology/approach/design] A bibliographical review was conducted on specialized literature related to assessment methods, for the identification and interpretation of the premises and inherent characteristics of Classical Test Theory – CTT and IRT. Additionally, the normative guidelines applicable to public selection processes were identified and interpreted, given that the Sisu, at the federal level, and the various selection processes conducted by federal, state, and municipal public institutions of higher education are not primarily aimed at evaluating education but at selecting candidates for the available positions within the framework of public education policies. Research on consolidated jurisprudence was also carried out, especially in the context of the Federal Supreme Court – STF, the National High Court of Brazil – STJ, and the Federal Regional Court of the 1st Region – TRF1.

[Findings] There is an absolute incompatibility between IRT and public selection procedure such as CPNU and Enem. Its use violates applicable regulations and fails to comply with consolidated case law. It was concluded that the decision to provide supplementary positions for candidates subjected to the extra application of exams under CPNU was correct.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Pereira da Silva, Centro Universitário de Brasília - CEUB

Alexandre Pereira da Silva é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB, bacharel em Administração pela Universidade de Brasília e especialista em Direito da Regulação pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Foi Assessor na Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Atua como advogado no Escritório Fenelon Barretto Rost. Endereço SHIS QL 04, Conjunto 4, Casa 15 - Lago Sul - Brasília/DF - CEP 71610-245. E-mail alexpersilva@gmail.com.

Citas

ANDRADE, J. M., LAROS, J. A., & GOUVEIA, V. V. O uso da teoria de resposta ao item em avaliações educacionais: diretrizes para pesquisadores. Avaliação Psicológica, v. 9 (n. 3), p. 421-435, 2010.

ARAÚJO, I. R. O número de Euler: uma breve abordagem histórica, construções e aplicações. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2020.

CGU – Controladoria-Geral da União. Parecer nº 3.656, de 23 de outubro de 2015. 2015. Disponível em http://buscaprecedentes.cgu.gov.br/busca/dados/Precedente/23480010695201572_CGU.pdf. Acesso em 21 jan. 2019.

CGU – Controladoria-Geral da União. Parecer nº 1.124, de 22 de março de 2016. 2016. Disponível em https://buscaprecedentes.cgu.gov.br/?idAnexo=20173&fileName=23480014889201547.pdf&handler=DownloadFile. Acesso em 21 jan. 2019.

EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Inscrições abertas para o Sisu 2024. 2024. Disponível em https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/inscricoes-abertas-para-o-sisu-2024. Acesso em 13 jul. 2024.

FREY, F. Test Theory and Classical Test Theory. The International Encyclopedia of Media Psychology, p. 1-6, 2020.

GROSSI, M. G., LEROY, F. S., & ALMEIDA, R. B. Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado. Revista Abakós, v. 4 (n. 1), p. 34-50, 2015.

HAMBLETON, R. K., & JONES, R. W. Comparison of classical test theory and item response theory and their applications to test development. Educational measurement: issues and practice, v. 12 (n. 3), p. 38-47, 1993.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Entendendo sua nota do Enem: guia do participante. 2012. Disponível em https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_do_participante_notas.pdf. Acesso em 7 mar. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Interpretação pedagógica das escalas de proficiência. 2014. disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/interpretacao_pedagogica_das_escalas_de_proficiencia.pdf. Acesso em 5 abr. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Comunicado à imprensa. 2017. Disponível em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/616322. Acesso em 27 jan. 2017.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ofício nº 00076/2017/PFINEP/PGF/AGU, ID 108951882. TRF1, Ação Civil Pública nº 1010101-87.2019.4.01.3803. 2017.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Primeira aplicação do Enem completa 20 anos nesta quinta-feira, 30 de agosto. 2018. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/primeira-aplicacao-do-enem-completa-20-anos-nesta-quinta-feira-30-de-agosto. Acesso em 11 jul. 2024.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Contestação, ID 148071865. TRF1, Ação Civil Pública nº 1010101-87.2019.4.01.3803. 2019.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Histórico do Enem. 2020. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/historico. Acesso em 11 jul. 2024.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Parâmetros dos itens são divulgados de forma inédita. 2022. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/parametros-dos-itens-sao-divulgados-de-forma-inedita. Acesso em 13 de jul. de 2024.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Edital de Pregão Eletrônico nº 10/2023. Brasília, 2023.

MEC – Ministério da Educação. Confirmado que questões vazadas eram do pré-teste aplicado no Christus. 2011. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/17187-confirmado-que-questoes-vazadas-eram-do-pre-teste-aplicado-no-christus. Acesso em 14 de jul. de 2024.

MPF – Ministério Público Federal. Contrato 24/2017: Trabalho de Perícia, ID 108951888. TRF1, Ação Civil Pública nº 1010101-87.2019.4.01.3803. 2018.

PASQUALI, L. TRI – Teoria de resposta ao item: Teoria, procedimentos e aplicações (Kindle ed.). Editora Appris, 2020.

PASQUALI, L., & PRIMI, R. Fundamentos da teoria da resposta ao item: TRI. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 2 (n. 2), p. 99-110. 2003.

PRIMI, R. Avanços na interpretação de escalas com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 3 (n. 1), p. 53-59. 2004.

SANTO FILHO, F. d. Teoria da Resposta ao Item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2020.

SECOM – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Em função da calamidade no Rio Grande do Sul, Governo adia Concurso Público Nacional Unificado. 2024. Disponível em https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/05/governo-federal-adia-a-realizacao-do-concurso-publico-nacional-unificado. Acesso em 11 de jul. de 2024.

TRAVITZKI, R. ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Edital nº 622/2020/PROGRAD-GAB-UFMG. Belo Horizonte, 2020.

UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Edital DIRPS nº 1/2020. Uberlândia, 2020.

UNB – Universidade de Brasília. Edital nº 1 – 1º Vestibular 2013. Brasília, 2012.

UOL Educação. Sisu: Sistema de Seleção Unificada inicia inscrição nesta sexta-feira. 2010a. Disponível em https://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/01/29/ult1811u536.jhtm. Acesso em 11 abr. 2021.

UOL Educação. Veja quais instituições oferecem vagas no Sisu. 2010b Disponível em https://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/01/29/ult1811u537.jhtm. Acesso em 11 abr. 2021.

USP – Universidade de São Paulo. Manual do Candidato Fuvest 2021. São Paulo, 2020.

VAN DER LINDEN, W. J. Handbook of Item Response Theory Volume One: Models. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2015a.

VAN DER LINDEN, W. J. Handbook of Item Response Theory Volume Three: Applications. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2015b.

VAN DER LINDEN, W. J. Handbook of Item Response Theory Volume Two: Statistical Tools. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2016.

VIEIRA, N. N. As provas das quatro áreas do Enem vistas como prova única na ótica de modelos da teoria da resposta ao item uni e multidimensional. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

NORMAS E JULGADOS

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal.

BRASIL. Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.

BRASIL. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

BRASIL. Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018. Regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica.

BRASIL. Decreto nº 12.090, de 3 de julho de 2024. Altera o Decreto nº 11.722, de 28 de setembro de 2023, que dispõe sobre o Concurso Público Nacional Unificado e institui seus órgãos de governança.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU.

STF. Agravo Regimental no RE nº 372.100-RS. Relator Ministro Ayres Britto. Segunda Turma, 12 fev. 2011

STJ. Agravo Interno em Mandado de Segurança nº 45.294-MA. Relator Ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Primeira Turma, 27 nov. 2018.

TRF1. Apelação Cível nº 200533000237213. Relatora Desembargadora Selene Maria de Almeida. Quinta Turma, 22 mai. 2009.

TRF1. Apelação Cível nº 0021028-63.2008.4.01.3400. Relatora Desembargadora Selene Maria de Almeida. Quinta Turma, 2 set. 2011

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

PEREIRA DA SILVA, Alexandre. The incompatibility of Item Response Theory with public selection procedure: a case study of the National High School Exam. Revista de Direito Setorial e Regulatório, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 220–250, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/55500. Acesso em: 21 nov. 2024.