O LÚDICO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Vivemos em uma sociedade em que o homem está irremediavelmente preso à s ferramentas tecnológicas, como preconizava Paiva (2008). Diante disso, ressaltamos a necessidade de apresentar técnicas de ensino utilizando atividades lúdicas por meio das novas tecnologias em sala de aula, mostrando os benefícios da cibercultura na aquisição de língua inglesa e criando oportunidades de aprendizagem através da interação do aluno com o ambiente em que se encontra. Sendo assim, objetivamos observar o desempenho de alunos em uma atividade de discursos orais mediados por tecnologias digitais. Este trabalho está alicerçado em CABRAL (2015); LIGHTBOWN e SPADA (2013); MOURÃO (2012), entre outros. A metodologia de pesquisa foi caracterizada como exploratória uma vez que alunos de 7º ano do ensino fundamental da rede particular de Porto União, Santa Catarina, responderam perguntas sobre os recursos tecnológicos que seus professores permitem que utilizem durante as aulas de inglês, a fim de compreender quais utilizariam como apoio durante as atividades realizadas em sala. Após as respostas obtidas, os alunos foram orientados a utilizarem seus próprios celulares no decorrer das aulas em atividades de interpretação de vídeos, criação de diálogos, conferência vocabular e compartilhamento das histórias. Os resultados comprovam que a presença de novas tecnologias no ambiente escolar não é apenas um suporte para o docente, mas um meio de interação entre os discentes na construção de conhecimentos colaborativos. Concluímos que os usos de tecnologias digitais podem direcionar os profissionais de língua inglesa a uma melhor abordagem do estudo de idiomas com as turmas de ensino fundamental.
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Referências
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