Material didático e ensino-aprendizagem de línguas
Résumé
Do lápis ao livro, os materiais didáticos são ferramentas que apoiam o desenvolvimento de situações de aprendizagem. Um bom material didático deve motivar a relação do aluno com os conteúdos escolares, auxiliando-o a pensar por conta própria e, além disso, criar condições para que ele diversifique e amplie suas fontes de informação. O conjunto de materiais didáticos utilizados pelo professor pode ser muito vasto e deve oferecer a este, inúmeras possibilidades de trabalho com os alunos. Portanto, a proposta desta pesquisa é analisar a função do material didático e a maneira como ele enriquece e desenvolve o trabalho diário em sala de aula, haja vista que, ao oferecer apoio ao aluno na sua relação com a aprendizagem, torna-se um importante mecanismo de aprendizagem no nosso dia-a-dia. Assim sendo, a metodologia aplicada ao trabalho se ateve a um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica, que se respaldou em literaturas científicas e trabalhos acadêmicos referenciados.
Téléchargements
Références
________. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. ”” Brasília: MEC, 2007. 152 p. ”” (Anos Finais do Ensino Fundamental). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/pnldport07.pdf. Acesso em 31 de mar. de 2016.
CORACINI, M. J. O livro didático nos discursos da Linguística Aplicada e da sala de aula. In: CORACINI, M. J. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999.
NICOLAIDES, C. & FERNANDES, V. Autonomia: critérios para a escolha de material didático e suas implicações. IN: LEFFA, V. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003.
ROMANATTO, Mauro, Carlos. A noção de número natural em livros didáticos de matemática: comparações entre textos tradicionais e modernos. Dissertação (mestrado) ”“ Universidade Federal de São Paulo, São Carlos ”“ SP, 1987. www.sbempaulista.org.br.
SANTOS, Wildson Luiz; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. In: Contexto e Educação: Ano 21. Julho/dezembro, Ijuí: Editora Unijuí. 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).