DO OUTRO LADO DO ESPELHO: REFLEXÕES E TRAÇOS DE UMA SALA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores/as

  • Fidel Armando Cañas Chávez Universidade de Brasília

Palabras clave:

Abordagem comunicativa; Abordagem gramatical; Análise de abordagem. Competências de um professor de línguas; Ensino e Aprendizagem de Línguas.

Resumen

O presente artigo tenta analisar a abordagem de uma professora de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), através do procedimento de gravação, transcrição fidedigna de uma aula. A professora participante do presente trabalho tem mais de 20 anos de exercício profissional. Por meio da proposta de análise de Almeida Filho (1993, 1997, 2011), e com metodologias qualitativas de cunho etnográfico, poder-se-ia explicar por que um professor ensina do jeito que ensina e os conceitos que o docente tem de língua, linguagem e aprender/ensinar uma língua estrangeira. Delineia-se, pois, nesta aproximação aos estudos de abordagem, uma proposta que poderia gerar conhecimento do próprio ensino, visando a um questionamento e possível melhora do papel do professor de línguas no contexto atual. Para complementar a análise, propõe-se uma leitura aproximada das competências da professora participante, definidas como as manifestações de uma abordagem determinada durante o exercício profissional.

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Publicado

2015-10-03

Cómo citar

CAÑAS CHÁVEZ, Fidel Armando. DO OUTRO LADO DO ESPELHO: REFLEXÕES E TRAÇOS DE UMA SALA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 21, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9613. Acesso em: 27 nov. 2024.

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