Correção oral na sala de aula de língua inglesa:

a visão de professores em formação

Autores/as

  • Andressa Brawerman-Albini UTFPR
  • Andréa Carla Santos
  • Ilga Fernandes
  • Caroline Alberti

Resumen

Dois tipos de falhas podem ocorrer no processo de aquisição de uma língua estrangeira. De acordo com Ellis (1997), os erros tratam de equívocos que o aprendiz comete quando não tem conhecimento do “correto”. Já os desvios são falhas esporádicas em que o aluno não consegue desempenhar o que já tem conhecimento. Ao entrar em sala de aula, o professor encontra algumas dificuldades em abordar os "erros". A diversidade presente na sala de aula, as diferentes técnicas de correção e a forma como o aluno recebe a correção oral podem ser alguns fatores a ser considerados. Sendo assim, o presente trabalho pretende analisar e comparar a opinião de alunos que estão iniciando o curso de Letras Inglês e alunos que estão finalizando o curso de Letras Português-Inglês sobre a correção oral na sala de aula de Língua Inglesa. Para isso, foi aplicado um questionário a respeito de como os alunos se sentem ao serem corrigidos em sala de aula e como pretendem fazer correções orais quando se tornarem professores. A partir da análise e comparação dos dados, observou-se que ambos os grupos obtiveram respostas similares com relação à preocupação em não constranger os alunos na hora da correção e ao método de correção preferido. Por outro lado, os dois grupos apresentaram respostas diferentes a respeito do momento em que a correção deve ocorrer.

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Publicado

2018-12-05

Cómo citar

BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; SANTOS, Andréa Carla; FERNANDES, Ilga; ALBERTI, Caroline. Correção oral na sala de aula de língua inglesa:: a visão de professores em formação. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 29, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10861. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo