A Eternidade Atemporal é a Única Opção para o Teísta?
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842019e29366Palavras-chave:
Teísmo; Tempo; Eternidade; Livre-arbítrio.Resumo
As religiões teístas assumem que Deus possui certos atributos como onisciência, onipotência perfeita bondade e eternidade. Filósofos da religião submetem tais conceitos religiosos a uma análise crítica e, geralmente, têm diferentes perspectivas sobre que significa cada um deles. Há duas perspectivas principais sobre o atributo da eternidade: a eternidade envolve tempo ou não envolve tempo. Durante a maior parte da tradição filosófica teísta, a eternidade atemporal foi considerada a melhor interpretação por algumas razões, entre elas: a imutabilidade absoluta de Deus garante sua perfeição e incorruptibilidade; a atemporalidade responde melhor à s questões sobre o que fazia Deus antes de criar o mundo e como conciliar onisciência e livre-arbítrio. Entretanto, a eternidade temporal tem sido cada vez mais popular ”“ principalmente entre os filósofos analíticos. A eternidade temporal tem sido apontada como capaz de responder à s mesmas questões citadas e de comportar um entendimento da imutabilidade divina num sentido brando que pode ser uma melhor maneira de conciliar a eternidade com a natureza livre e criativa de Deus.
Downloads
Referências
AGOSTINHO (2015). Confissões. Trad. de J. Oliveira e A. Ambrósio de Pina. 6. ed. Petrópolis,RJ: Vozes.
AGOSTINHO (1995). O livre-arbítrio. Trad. Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus.
BOÉCIO (2012). A consolação da filosofia. Trad. Willian Li. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.
CAMPBELL, Joseph K (2011). Free Will. Cambridge; Malden: Polity Press.
CRAIG, William Lane (2000). The Only Wise God. The Compatibility of Divine Foreknowledge and Human Freedom. Eugene: Wipf and Stock.
DAVIES, Brian (2004). An Introduction to the Philosophy of Religion. 3. ed. Oxford: Oxford University Press.
DENG, Natalja (2019). God and Time. Cambridge: Cambridge University Press. (Série Cambridge Elements)
FRANKFURT, Harry (1969). “Alternate Possibilities and Moral Responsibility”. The Journal of Philosophy. 66(23): 829-839.
GANSSLE, Gregory E (2001). “Introduction: Thinking About God & Time” in God and Time: Four Views, by Gregory E. GANSSLE (Ed). InterVarsity Press: 9-27
GARRETT, Brian (2008). Metafísica: conceitos-chave em filosofia. Trad. Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artmed.
HASKER, William (1994). “A Philosophical Perspective” in The Openness of God, by Charles PINNOCK et al. InterVarsity Press: 162-154.
HASKER, William (1989). God, Time and Knowledge. Ithaca: Cornell University Press.
HELM, Paul (2010). Eternal God: A Study of God Without Time. Oxford: Oxford University Press.
HELM, Paul (2001). “Divine Timelessness Eternity” in God and Time: Four Views, by Gregory E. GANSSLE (Ed). InterVarsity Press: 28-60.
HUGHES, Gerard J. (1995). The Nature of God. London: Routledge.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo (2008). Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar.
KANE, Robert (2005). A Contemporary Introduction to Free Will. New York: Oxford UniversityPress.
LEWIS, C. S. (2009). Cristianismo puro e simples. Trad. Álvaro Oppermann e Marcelo Brandão Cipolla. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes.
LEFTOW, Brian (2006). “A eternidade” in Filosofia das Religiões: uma antologia, by C. TALIAFERRO and P. GRIFFITHS. Instituto Piaget: 107-114.
LUCAS, J. R (2002). “Time and Religion” in Time, by Katinka RIDERBOS (Ed.). Cambridge University Press: 143-165.
MARENBON, John; LUSCOMBE, D. E. (2008). “Duas ideias medievais: Eternidade e Hierarquia” in Filosofia Medieval. Trad. André Oídes. by A. G. MCGRADE. Ideias & Letras: 71-95. (Coleção Companions & Companions)
MAWSON, T J (2019). The Divine Attributes. Cambridge: Cambridge University Press. (Série Cambridge Elements)
MCTAGGART, J. M. E. (1908). “The Unreality of Time”. Mind. 17(68): 457-474.
MEISTER, Chad (2009). Introducing Philosophy of Religion. London; New York: Routledge.
MORELAND, J. P.; CRAIG, William Lane (2003). Philosophical Foundations for a Christian Worldview. Downers Grove: InterVarsity Press.
MORRIS, Thomas V. (2002). Our Idea of God. Vancouver: Regent College.
MULLINS, R. T. (2014). “Doing Hard Time: Is God the Prisoner of the Oldest Dimension?”. Journal of Analytic Theology. 2: 160-185.
MULLINS, R. T. (2013). “Simply Impossible: A Case against Divine Simplicity”. Journal of Reformed Theology. 7(2): 181-203.
MURRAY, Michael J.; REA, Michael C. (2008). An Introduction to the Philosophy of Religion. New York: Cambridge University Press.
PADGETT, Allan G (2001). “Response to William Lane Craig” in God and Time: Four Views, by Gregory E. GANSSLE (Ed). InterVarsity Press: 165-169.
PLATÃO (2011). Timeu-Critias. Trad. de Rodolfo Lopes. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. (Série Colecção autores gregos e latinos)
SENOR, Thomas D. (2009). “The Real Presence of an Eternal God” in Metaphysics and God: Essays in Honor of Eleonore Stump, by Kevin TIMPE (Ed.). Routledge: 39-59.
SORABJI, Richard (1983). Time, Creation and the Continuum: Theories in Antiquity and the Early Middle Ages. London: Duckworth.
SHOEMAKER, Sydney (1993). “Time Without Change” in The Philosophy of Time, by Robin
LE POIDEVIN and Murray MACBEATH (Eds.). Oxford University Press: 63-79.
STUMP, Eleonore (2008). “Simplicity” in A Companion to Philosophy of Religion, by Philip L. QUINN and Charles TALIAFERRO (Eds.). Blackwell: 50-56.
STUMP, Eleonore; KRETZMANN, Norman (1987). “Atemporal Duration: A Reply to Fitzgerald.” The Journal of Philosophy. 84(4): 214-219.
STUMP, Eleonore; KRETZMANN, Norman (1981). “Eternity”. The Journal of Philosophy. 78(8): 429-458.
SWINBURNE, Richard (2016). The Coherence of Theism. 2. ed. Oxford: Oxford University Press.
SWINBURNE, Richard (1996). Is There a God? Oxford: Oxford University Press.
WARD, Keith (2011). Is Religion Irrational? Oxford: Lion.
WARD, Keith (2001). “The Temporality of God”. International Journal for Philosophy of Religion. 50(1-3)153-169.
ZAGZEBSKI, Linda (2017). “Foreknowledge and Free Will” in The Stanford Encyclopedia of Philosophy, by Edward N. ZALTA (Ed.). Available at
https://plato.stanford.edu/archives/sum2017/entries/free-will-foreknowledge/, accessed May 29, 2019.
ZIMMERMAN. Dean W. (2001). “God inside Time and before Creation” in God and Time: Essays on the Divine Nature, by G. E. GANSSLE and D. M. WOODRUFF (eds.). OxfordUniversity Press: 75-94.
ZUPKO, Jack (2018). “John Buridan” in The Stanford Encyclopedia of Philosophy, by Edward N. ZALTA (Ed.). Avaiable on the internet at https://plato.stanford.edu/archives/fall2018/entries/buridan/, accessed August 02, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Filosofia da Religião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.