Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão não contém qualquer menção ao autor, inclusive em seus metadados (utilizar o comando Inspecionar Documento do Microsoft Word e executar todas as recomendações).
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O arquivo enviado não poderá conter qualquer referência ao nome do autor nem qualquer outra informação que permita identificá-lo.

Orientações Gerais

O autor encaminhará o artigo, tradução, resenha ou entrevista exclusivamente por meio eletrônico, através da página eletrônica da revista após seu cadastro como autor (http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/rbfr/user/register), seguindo os passos de submissão.

Os textos devem ser submetidos à seção correspondente (artigos em temática geral, artigos para dossiê temático na seção correspondente, resenhas, traduções ou entrevistas), observando-se as condições específicas das chamadas para dossiê.

São aceitos artigos em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

O autor encaminhará em separado um arquivo de identificação contendo seus dados, uma breve descrição da formação e vinculação institucional (ou mini currículo), ORCID, email de contato e também uma fotografia em formato e tamanho publicáveis na revista.

A RBFR publica artigos originais de pesquisadores doutores dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, e de pós-graduandos da área de Filosofia da Religião e  áreas afins, como Ciências da Religião, Teologia ou outras, desde que que pesquisem temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras. A revista não considera a orientação como coautoria nos textos. Para artigos, os coautores deverão ser doutores. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Editorial.

Os textos devem ser digitados em Word, tamanho Carta (21,59 x 27,94 mm), orientação “retrato”, fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 1,5 cm, fonte 11, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.

Os artigos deverão ter o mínimo de 10 e o máximo de 25 laudas (recomenda-se entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). A extensão das traduções será avaliada caso a caso, mas não é recomendado ultrapassar o limite dos artigos. As resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados excepcionalmente, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. O livro resenhado poderá ter sido publicado, no máximo, há três anos da data da submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos e revisados, de acordo com as normas ortográficas vigentes e as normas da ABNT.

A Comissão Editorial e a Editoria reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da RBFR. Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados. Caso a qualquer momento seja descoberto o plágio, os trabalhos serão imediatamente cancelados ou despublicados. Se tiverem partes publicadas, em quaisquer meios, que ultrapassem o limite de 25% de autoplágio deverão ser retirados ou despublicados.

Depois da pré-avaliação de membro da Comissão Editorial, se forem considerados aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.

No caso da pré-avaliação indicar a reclassificação de seção, por exemplo, da seção Artigo para Tradução, de submissão em Dossiê para Temática Livre, ou o contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.

Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail) serão informados nos metadados, no processo de submissão. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

 

Artigos

Exigências para os textos submetidos como Artigos:

Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma a garantir a avaliação cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

 

Resumo

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngue (português/ inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão o tema e os objetivos do trabalho. Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.

Palavras-chave

Em número máximo de 05, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.  Devem ser separadas por ponto e vírgula.  Em textos em português ou inglês, o título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês.

Os textos em outros idiomas serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em idioma do artigo e inglês. Recomenda-se fortemente a apresentação de resumo e palavras-chave também em português.

 

Estrutura dos artigos

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

Título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações). Caso necessário será aceito um subtítulo.

Título traduzido para o inglês

Resumo

Palavras-chave

Abstract

Keywords

Introdução

Texto com subtítulos e notas de rodapé (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)

Conclusão

Referências

 

Observações:

Não utilizar tradução automática da Web para título, abstract e keywords

Não numerar a introdução, a conclusão e as referências.

 

Traduções

Devem ser apresentadas corrigidas e revisadas, de acordo com as regras vigentes. Devem apresentar as referências completas do texto original. Caso não seja tradução de material em domínio público, é obrigatório apresentar a autorização do autor para a tradução e, em caso de outros detentores de direitos, dos responsáveis. O limite máximo de páginas segue o dos artigos (60.000 caracteres com espaços). A avaliação desta seção é feita por membro da Comissão Editorial, pela editoria de seção do tema e editor.

 

Resenhas

As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor. Devem ter até 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços).

 

NORMALIZAÇÃO na Revista Brasileira de Filosofia da Religião

As notas de rodapé serão utilizadas exclusivamente para explicações ou complementos ao texto e não para referências bibliográficas, sendo utilizado o sistema autor-data no próprio texto.

Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas podem ser introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as ideias do autor.

Pede-se a tradução dos trechos citados no corpo do artigo, sempre que possível, com a indicação do tradutor. Caso conveniente, o texto original pode ser reproduzido em nota de rodapé.

Termos, conceitos ou palavras estrangeiras devem vir em itálico. Solicita-se evitar neologismos a não ser em caso de extrema necessidade e com a devida explicação em nota de rodapé.

Aspas devem ser evitadas para dar destaque a algum termo, a menos que se refira a algum uso específico de determinado autor (o que deve ser indicado em nota de rodapé). Pede-se usar preferencialmente itálico para destaque.

Citação livre: quando se reproduzem as ideias, sem transcrever as palavras do autor. Exemplo: Como lembra Teixeira (2005, p. 30) o diálogo inter-religioso é fundamental para o mundo atual.

Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: Russell também argumentou que “não há razão para supor que o mundo teve sequer um começo” (RUSSELL, 1957, p. 4).

Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, recuada em 1,5 cm, fonte 11, Times New Roman, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas com a referência tal como já mencionado (RUSSELL, 1957, p. 4).

 

Referências

As referências bibliográficas devem ser dispostas no final do artigo, em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, e seguir as normas da ABNT, como nos exemplos a seguir:

Livros: POPPER, Karl (1959). The Logic of Scientific Discovery. London: Hutchinson.

Capítulos de livros ou textos em coletâneas: LAKATOS, Imre (1970). “Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes” in Criticism and the Growth of Knowledge, by I. Lakatos and A. Musgrave. Cambridge University Press: 91-196.

Dissertações e teses: SMITH, U. A. M. (1986). The Metaphysics of Plato and Aristotle: An analysis. A. Dissertation. McGill University, Montreal.

Artigos em periódicos: TSIKOLIA, Nikoloz (2006). “The role and limits of a gradient based explanation of morphogenesis: a theoretical consideration”.  International Journal of Dev. Biology. 50: 333-340.

Documentos eletrônicos: WALCOTT, Charles (1996). “Pigeon Homing: Observations, Experiments and Confusions,” Journal of Experimental Biology, 199, 21-27, 1996. Available on the internet at http://jeb.biologists.org/cgi/reprint/199/1/21, accessed March 15, 2009.

Obs: NÃO USAR traços ( _______. ) para SOBRENOMES repetidos. REPETIR o sobrenome; obras do mesmo autor devem ser organizadas por data em ordem decrescente.

 

Outros tipos de referência ou qualquer dúvida, consultar:

https://www.bce.unb.br/normas-bibliograficas/

 

Declaração de Direito Autoral

Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo das publicações e opiniões expressas é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

 

  1. Os(as) autores(as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
  2. Os(as) autores(as) garante(m) que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
  3. Os(as) autores(as) garante(m) que a contribuição que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
  4. Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License.
  5. Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
  6. Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
  7. É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

Artigos (temática geral)

Os artigos devem ser inéditos e expressar resultados de pesquisa filosófica original em nível de pós-graduação, reservando a revista, tendo recebido o artigo, prioridade para sua publicação. Nenhuma modificação de conteúdo, estilo, referência bibliográfica ou apresentação será feita sem o prévio consentimento do autor.

Os originais dos artigos devem ser enviados a revista por meio do sistema de submissão do Portal de Periódicos da UnB em formato Word ou compatível.

Juntamente com o artigo deve ser enviado um resumo entre 150 e 300 palavras em português e inglês, bem como cinco palavras-chave, o título do artigo, além dos metadados do autor, sendo que estes últimos não serão informados ao avaliador.

As referências bibliográficas devem ser apresentadas ao final do texto de acordo com normas da ABNT.

Citações deverão respeitar o seguinte padrão:

Os textos em português deverão respeitar as novas regras ortográficas.

Resenhas

Dedicada à publicação de resenhas de publicações de interesse na área; Submissões avaliadas pelos editores e/ou parecerista convidado

Dossiê: Mulheres, Pensamento e Religião

Aberta a chamada para submissões para o Dossiê "Mulheres, Pensamento e Religião"
Os artigos devem ser relacionados aos seguintes temas:
Mulheres, Religião e Filosofia; Mulheres, Religião e Arte; Mulheres, Religião e Ciência; Mística Feminina; Mulheres e Religião na História; Santidade e Pecado;

SUBMISSÕES ATÉ 31/10/2020

Desde já agradecemos a atenção e colaboração de todos, lembrando que é necessário seguir as Diretrizes para Autores , e que as submissões devem ser realizadas em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/about/submissions

Filosofia Oriental

Seção destinada aos participantes das Jornadas de Filosofia Oriental da USP 2017 e artigos de convidados. Submissões anteriormente avaliadas pelos pares; previamente aprovados pelas Jornadas de Filosofia Oriental - USP. Sujeitas à confirmação pelos editores.

Entrevistas

Destinado à publicação de entrevistas de iteresse para a área. Submissões avaliadas pelos editores e/ou parecerista convidado

Religião e esfera pública

Artigos decorrentes das apresentações no Congresso Brasileiro de Filosofia da religião 2019

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.