A FILOSOFIA DO FUTURO COMO FILOSOFIA DA SENSIBILIDADE EM LUDWIG FEUERBACH

Autores

  • KARLA SAMARA DOS SANTOS SOUSA Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Sensibilidade. Natureza. Religião.

Resumo

O objetivo principal deste ensaio é analisar o conceito de sensibilidade (Sinnlichkeit) e de natureza (Natur) na Filosofia do Futuro proposta pelo pensador alemão Ludwig Feuerbach. A Filosofia do Futuro nada mais é que uma proposta de reforma da tradicional teologia especulativa em favor do homem e da natureza, elementos até então por ela desprezados. Enquanto o idealismo e o cristianismo afirmam que Deus ou o absoluto e seus predicados fundamentam a religião e toda realidade, Feuerbach paradoxalmente sustenta que a verdadeira essência da religião é antropológica, ou senão a própria natureza humana, concreta, histórica, finita e sensível. Com essa crítica, Feuerbach figura como um dos mais inauditos filósofos da religião do pensamento ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Luís Miguel. Tesis provisionales para uma filosofia con futuro. La antropologia de L. Feuerbach frente al nihilismo. In: CHAGAS, Eduardo F, REDYSON, Deyve, PAULA, Marcio Gimenes (org). Homem e Natureza em Ludwig Feuerbach. Fortaleza. UFC. 2009.

CHAGAS, Eduardo F. A majestade da natureza em Ludwig Feuerbach. In: CHAGAS, Eduardo F, REDYSON, Deyve, PAULA, Marcio Gimenes (org). Homem e Natureza em Ludwig Feuerbach. Fortaleza. UFC. 2009.

FEUERBACH, Ludwig. A essência do cristianismo. Trad. José da Silva Brandão. Petrópolis. Vozes. 2007.

___________________. Princípios da filosofia do futuro. Trad. Artur Morão. Lisboa. Edições 70. 2002.

___________________. Teses provisórias para a reforma da filosofia. Trad. Adriana V. Serrão. In: Filosofia da Sensibilidade. Escritos (1839-1846). Lisboa. CFUL. 2005.

___________________. Preleções sobre a essência da religião. Trad. José da Silva Brandão. Petrópolis. Vozes. 2009.

__________________. Para a crítica a filosofia de Hegel. Trad. Adriana V. Serrão. São Paulo. Liberars. 2012.

HAHN, Paulo. Consciência e emancipação: uma reflexão a partir de Ludwig Feuerbach. São Leopoldo. Nova Harmonia. 2003.

JAESCHKE, Walter. Humanität zwischen Spiritualismus und Materialismus. In: O Homem Integral: Antropologia e utopia em Ludwig Feuerbach. Lisboa. Actas. 2014.

SCHMIDT, Alfred. Feuerbach o la sensualidad emancipada. Madrid. Taurus. 1975.

SERRÃO, Adriana Veríssimo. A humanidade da razão: Ludwig Feuerbach e o projeto de uma antropologia integral. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. 1999.

___________________. In: Apresentação: Teses provisórias para a reforma da filosofia. Trad.

___________________. In: Filosofia da Sensibilidade. Escritos (1839-1846). Lisboa. CFUL. 2005.

___________________. A imagem de Ludwig Feuerbach na literatura mais recente (1988-1993). Philosophica. Lisboa, n.1, 1993.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Antropologia filosófica II. São Paulo. Loyola. 1992.

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

SOUSA, K. S. D. S. (2018). A FILOSOFIA DO FUTURO COMO FILOSOFIA DA SENSIBILIDADE EM LUDWIG FEUERBACH. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 3(2), 85–102. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/17365

Edição

Seção

Artigos (temática geral)