Ensino em Bioética: breve análise da primeira década do Curso de Especialização da Cátedra Unesco de Bioética - UnB

Auteurs-es

  • Andréia Gomes Universidade de Brasília
  • Dalila Rodrigues Universidade de Brasília
  • Vanessa Sertão Universidade de Brasília
  • Dora Porto Conselho Federal de Medicina

DOI :

https://doi.org/10.26512/rbb.v5i1-4.7863

Mots-clés :

Bioética. Ensino. Aprendizagem. Empoderamento. Emancipação.

Résumé

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa qualitativa, empreendida no âmbito da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), que realizou levantamento de impressões dos alunos a respeito dos cursos de especialização lato sensu em bioética ofertados pela instituição desde 1999. Baseado em questionário com 18 perguntas abertas e fechadas, a pesquisa contempla tanto a perspectiva estatística básica, definida pela moda das questões fechadas, quanto à análise de discurso das questões abertas, agrupadas em classes segundo critério funcional, que se baseou nas categorias empoderamento e emancipação. Os resultados revelam a opinião desses discentes em relação à importância da bioética como disciplina acadêmica e campo transdisciplinar de produção de conhecimento sobre ética aplicada, bem como sua impressão sobre as distintas edições do curso da qual participaram durante a primeira década de funcionamento. A discussão aponta para o fato da Bioética ser consideradas ferramenta efetiva para o empoderamento e a emancipação e sintetizam as sugestões levantadas para o aprimoramento do curso.

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Bibliographies de l'auteur-e

Andréia Gomes, Universidade de Brasília

Cátedra Unesco de Bioética, Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, Brasil.

Dalila Rodrigues, Universidade de Brasília

Cátedra Unesco de Bioética, Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, Brasil.

Vanessa Sertão, Universidade de Brasília

Cátedra Unesco de Bioética, Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, Brasil.

Dora Porto, Conselho Federal de Medicina

Cátedra Unesco de Bioética, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

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Comment citer

Gomes, A., Rodrigues, D., Sertão, V., & Porto, D. (2009). Ensino em Bioética: breve análise da primeira década do Curso de Especialização da Cátedra Unesco de Bioética - UnB. Revista Brasileira De Bioética, 5(1-4), 82–105. https://doi.org/10.26512/rbb.v5i1-4.7863

Numéro

Rubrique

Artigos Originais