Sintomas de universitários dependentes da internet e busca do equilíbrio psicoemocional e autocontrole da agressividade
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26305Keywords:
Inteligência. Percepção. Bioética. Vulnerabilidade.Abstract
Há um consenso entre diversos autores que mudanças na sociedade afetam o indivíduo. A internet se interpenetrou em nosso meio e vem modificando não só o social, mas a forma como os sujeitos subjetivam seus desejos e necessidades. Foram encontrados fatores relevantes no uso intensivo da internet, chegando-se inclusive à hipótese da dependência. Mudanças como essas podem afetar o modo como lidamos, enquanto profissionais, com estes sujeitos remetendo-nos ao risco de perdemos nossa capacidade de avaliação e auxílio. Considerando o compromisso Bioético que temos com a sociedade e com o campo cientifico, qual seja, o de estar a par de transformações que acarretam mudanças no antigo modo de ver a personalidade e a subjetividade humana,
pensou-se em estudar o fenômeno internet e sua capacidade de intervir na vulnerabilidade de algumas pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo descrever as características psicológicas mais proeminentes aos usuários da internet, verificar a existência de fatores causadores da dependência neste veículo de comunicação, bem como analisar diferenças entre os grupos contrastantes enquanto sexo, idade e curso de graduação com relação a variável dependência de relacionamentos virtuais.
Downloads
References
Greenfield, D. As propriedades de dependência do uso de internet. De Young, K. S., Abreu, C. N. at al, em Dependência de Internet ”“ Manual e Guia de Avaliação e Tratamento (pp. 169 a 190). Artmed. (2011).
Nicolaci-da-Costa, A. M. Internet: a negatividade do discurso da mídia versus a positividade da experiência pessoal. À qual dar crédito? Estudos de Psicologia (Natal). 7 (1), pp. 25-36. (2002).
Nicolaci-da-Costa, A. M. Primeiros contornos de uma nova configuração psíquica. Cad. CEDES. 25 (65), pp. 71- 85. (2005).
Silveira, M. D. P. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas. Psicologia: Ciência e Profissão. 24 (4), pp. 42-51. (2004).
Young, K. Internet addiction: the emergence of a new disorder. (1986) Disponível em: < http://www.netaddiction.com>. Acesso em: 06/03/2014.