Doença de Parkinson: representação material da vulnerabilidade humana no contexto do cuidador familiar

Autores

  • Rogério Donizeti Reis Universidade do Vale do Sapucaí
  • Marcos Antônio Batista Universidade do Vale do Sapucaí
  • José Vitor da Silva Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26453

Palavras-chave:

Parkinson. Vulnerabilidade. Cuidador familiar.

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum. Na DP a forma degenerativa ou idiopática é a mais encontrada; existe também uma forma secundária com causa conhecida ou suspeita. Clinicamente, a DP manifesta-se com bradicinesia, rigidez, tremor de repouso e instabilidade postural. O início da DP é de caráter assimétrico e insidioso. A evolução dos sintomas é usualmente lenta e o prognóstico clínico é muito variável. O impacto da DP afeta todos os membros da família, pois além dos aspectos financeiros, toda organização familiar, psicológica e social sofre alterações. Tal fato representa desafio aos enfermeiros e gestores das políticas sociais e de saúde, pois as pessoas com DP e seus familiares carecem de atenção e cuidados por um longo período de tempo (ALVAREZ et al., 2016). Pensar no cuidador familia é pensar também em um contexto de vulnerabilidade. É provável que quanto maior for a situação de vulnerabilidade deste cuidador, quanto maior for a falta de conhecimento das condições de saúde por parte dele ou da família, maior será o grau e/ou intensidade da vulnerabilidade (SILVA, 2017). Objetivo: Conhecer o sentimento do cuidador informal primário quanto aos cuidados e o convívio com membro familiar com Doença de Parkinson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Donizeti Reis, Universidade do Vale do Sapucaí


Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre- MG.

Marcos Antônio Batista, Universidade do Vale do Sapucaí


Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre- MG.

José Vitor da Silva, Universidade do Vale do Sapucaí


Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre- MG.

Referências

ALVAREZ, A. M. et. al. Grupo de apoio as pessoas com Doenças de Parkinson e seus familiares. Revista Eletrônica de Extensão. v. 13, n. 22, p.92-101, 2016.

SILVA, L. F. A. Estudo bioético sobre familiares que cuidam de pessoas idosas com doenças neurodegenerativas. 130 f. TESE ( Doutorado em Bioética) ”“ Universidade de Brasília, 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Reis, R. D., Batista, M. A., & Silva, J. V. da. (2019). Doença de Parkinson: representação material da vulnerabilidade humana no contexto do cuidador familiar. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 205. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26453

Edição

Seção

Suplemento