Discurso da pessoa vulnerada pós-avc: possibilidades bioéticas

Autores

  • Marcos Antonio Batista Universidade do Vale do Sapucaí
  • Rogério Donizeti Reis Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26452

Palavras-chave:

Acidente vascular cerebral. Idoso. Vulnerabilidade. Bioética.

Resumo

Para Pessini ser vulnerável é ser frágil, ser suscetível de ser ferido e sofrer. Esta fragilidade é uma condição natural da humanidade, um “aspecto inevitável e permanente da nossa condição humana”. A vulnerabilidade surge de nossa condição humana, a partir da possibilidade do corpo humano ser ferido e da inevitabilidade da fragilidade da velhice e da morte. Por outro lado, a vulnerabilidade corporal liga-se a natureza social da vida humana. Como seres sociais, somos vulneráveis às ações dos outros e dependentes do cuidado e apoio dos outros, em graus diversos e em vários momentos de nossas vidas. As pessoas precisam, em maior ou menor grau, e em diferentes estágios da vida, do cuidado alheio, o que as torna intrinsecamente vulneráveis. Estar em uma situação de vulneração leva a uma dependência mútua do cuidador e do ser que recebe os cuidados, instituído assim, além de responsabilidades, também elementos de reciprocidade, solidariedade, confiança e cooperação. O processo de vulnerabilidade é uma situação inerente ao ciclo da vida humana. Refletindo com base na bioética todos os seres vulnerados necessitam de proteção e os idosos diante de uma doença crônica como AVC ficam na dependência de cuidados alheios, pois suas condições de autocuidado e de autonomia são limitados ou praticamente ausentes. De fato, o AVC tem um grande potencial para gerar déficit no funcionamento físico, sensorial e cognitivo, com impacto no dia-a-dia e desempenho do indivíduo no que diz respeito às atividades de vida diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista, Universidade do Vale do Sapucaí


Universidade do Vale do Sapucaí ”“ Univás, Pouso Alegre ”“MG.

Rogério Donizeti Reis, Universidade do Vale do Sapucaí


Universidade do Vale do Sapucaí ”“ Univás, Pouso Alegre ”“ MG.

Referências

PESSINI, L. Elementos para uma bioética global: solidariedade, vulnerabilidade e precaução. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, Santa Maria, Ano VII, v. 10, n. 19, p. 75-85, 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Batista, M. A., & Reis, R. D. (2019). Discurso da pessoa vulnerada pós-avc: possibilidades bioéticas. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 204. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26452

Edição

Seção

Suplemento