Educação e bioética: alteridade, vulnerabilidade e desejo

Autores

  • Cristina Braga Universidade Nove de Julho
  • Guillerme Hildebrando Curado Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Donato José Medeiros Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Ben Hesed dos Santos Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Victoria Caroline Bottino Pontes Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24739

Palavras-chave:

Educação. Bioética. Alteridade. Vulnerabilidade. Desejo.

Resumo

O mundo do lado de fora das escolas cresceu diferente do tipo de mundo para que as escolas estavam preparadas para educar nossos alunos. Prepare-se para a vida, que invariavelmente e perene tarefa da educação na modernidade sólida, adquiriu um novo significado nas atuais circunstâncias. O novo processo educacional não procura um conhecimento imutável para sempre no meio de um mundo em constante mudança, procura desenvolver um tipo de aprendizagem capaz de quebrar o regular, flexível o suficiente para dar ao luxo de se livrar de velhos como uma enorme capacidade de reorganizar episódica e fragmentárias experiências nas orientações anteriores desconhecidas e hábitos. O impetuoso crescimento de novos conhecimentos e não menos rápido envelhecimento de conhecimento prévio combinam-se para produzir a ignorância humana em larga escala. É difícil conviver com a ideia de que a aquisição do conhecimento na sociedade da informação é melhor expresso hoje não pela sua capacidade de gerar cada vez mais certeza em agir, mas graças a tendência de aumentar nosso campo de ignorância dúvida, incerteza e contingência, embora reconhecendo que esta paisagem é uma fonte de novas vulnerabilidades, desconfortos, capazes de produzir esquizofrênico apático ou em outras personalidades extremas. Objetivo: verificar que a Bioética através dos conceitos de alteridade e vulnerabilidade pode promover o desejo de educação para um mundo mutável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Braga, Universidade Nove de Julho


Universidade Nove de Julho. Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.

Guillerme Hildebrando Curado, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo


Escola de Enfermagem - Santa Casa de São Paulo.

Donato José Medeiros, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Universidad de Mogi das Cruzes. Centro Brasileiro de Educación, Ciencia y Cultura do Estado de São Paulo. Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo.

Ben Hesed dos Santos, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Universidad de Guarulhos. Centro Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura do Estado de São Paulo. Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Victoria Caroline Bottino Pontes, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo.

Referências

HOSSNE, William Saad. Das referências de Bioética - Vulnerabilidade. Bioethikós (Centro Universitário San Camilo), v. 3, p. 41-51, 2009.

PIRES, Jansen Ribeiro; GARRAFA, Volnei. Educação: nova fronteira da bioética. Cienc. Saúde Colet; 16 (supl. 1): 735-745, 2011.

PORCHEDDU, Alba. Zygmunt bauman: entrevista sobre educação. Desafios pedagógicos e modernidade da rede Tradução de Neide Luzia de Rezende, Marcello Bulgarelli. Cad. Pesqui. [Em linha]. 2009, vol.39, n.137 [citado 2018-10-15], pp.661-684. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000200016&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0100-1574. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000200016.

SADALA, M.L.A. Alteridade: o outro como critério. Rev. Esc. Enfermeira. USP, v. 33, n. 4, p. 355.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Braga, C., Curado, G. H., Medeiros, D. J., Santos, B. H. dos, & Pontes, V. C. B. (2019). Educação e bioética: alteridade, vulnerabilidade e desejo. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 84. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24739

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)