Bioética e Educação na Formação de Profissionais de Saúde

Autores

  • Cristina Braga Universidade Nove de Julho
  • Guilherme Hildebrando Curado Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Donato José Medeiros Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo
  • Hesed Hesed Santos Universidade de Guarulhos
  • Victoria Caroline Bottino Pontes Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25031

Palavras-chave:

Bioética. Educação libertadora. Formação na Saúde.

Resumo

Veiculamos a Educação Libertadora, teoria proposta por Paulo Freire, para construção de uma sociedade democrática, justa, pluralista, promovendo equidade social para sujeitos coletivos e individuais, respeitando e aplicando na prática os Direitos Humanos através das experiências vividas no ambiente da sala de aula. Portanto essa educação deve ser capaz de desencadear uma visão do todo, de interdependência e transdisciplinaridade além de possibilitar a construção de redes de mudanças sociais que admitam práticas pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, ultrapassando os limites puramente técnicos para efetivamente alcançar a formação do homem como ser histórico inscrito na dialética da ação-reflexão-ação. Os princípios da bioética, sendo eles autonomia, justiça, não maleficência e beneficência possibilita no ensino aprendizagem atender objetivos, desafios e problemáticas sociais de forma holística respeitando os pareceres da Organização Mundial da Saúde no que define saúde como relativo estado de bem estar biológico psicológico social e não meramente ausência física da doença, além de atender os preceitos dos Direitos Humanos no que se refere a diversidades sociais como cor, etnia, gênero e orientação sexual, atuar nas desigualdades sociais como pobreza, analfabetismo, fome, desemprego, e variáveis de saúde como renda, moradia, acesso à saúde, educação, saneamento básico, emprego, transporte, acesso à cultura, lazer sendo eixos fundamentais que garantem a saúde social visto que durante séculos foram realizadas políticas de exclusão no Brasil.

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Biografia do Autor

Cristina Braga, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho

Guilherme Hildebrando Curado, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Donato José Medeiros, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Universidade de Mogi das Cruzes. Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo.

Hesed Hesed Santos, Universidade de Guarulhos

Universidade de Guarulhos. Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo.

Victoria Caroline Bottino Pontes, Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo

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Publicado

2019-04-12

Como Citar

Braga, C., Curado, G. H., Medeiros, D. J., Santos, H. H., & Pontes, V. C. B. (2019). Bioética e Educação na Formação de Profissionais de Saúde. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 85. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.25031

Edição

Seção

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