Políticas Editoriais

Política de Acesso Livre (Open access policy)

A Revista Brasileira de Agroecologia é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para autores, usuários ou suas instituições. Usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (Budapest Open Access Initiative - BOAI).

Escopo da Revista Brasileira de Agroecologia

A Revista Brasileira de Agroecologia adota como foco publicar artigos ou ensaios teóricos inéditos e inovadores em Agroecologia e áreas do conhecimento afins. Entendemos Agroecologia como enfoque científico, teórico, prático e metodológico, com base em diversas áreas do conhecimento, que se propõe a estudar processos de desenvolvimento sob uma perspectiva ecológica e sociocultural e, a partir de um enfoque sistêmico, adotando o agroecossistema como unidade de análise, e apoiar a transição dos modelos convencionais de agricultura e de desenvolvimento rural para estilos de agricultura e de desenvolvimento rural sustentáveis. Como exemplos de áreas afins, podemos citar, entre tantas, a Ecologia, a Agronomia, a Veterinária, a Zootecnia, a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia, quando estas tratarem de perspectivas de desenvolvimento de estilos de agricultura de base ecológica, e processos e perspectivas de desenvolvimento sustentável. São estimulados artigos que procurem desenvolver abordagens sistêmicas, interdisciplinares, contextualizadas e complexas dos agroecossistemas e suas interações multiníveis. Artigos com visões reducionista, precisam apresentar contribuições significativas e inovadoras para que possam ser aceitos, ou devem estar integrados com visões mais sistêmicas das aplicações das técnicas, apresentando interações com o redesenho de agroecossistemas. Os ensaios teóricos devem apresentar uma visão crítica e desenvolver perspectivas inovadoras que contribuam com o avanço da Agroecologia. Os ensaios limitados aos conceitos e princípios de Agroecologia, amplamente divulgados e de conhecimento público, não devem ser submetidos.  Revisões de literatura só serão aceitas se apresentarem abordagem inovadora, com base em artigos científicos muito recentes e que contribuam com novas perspectivas para a Agroecologia. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos para publicação, desde que tratem de temática relacionada a Agroecologia e estejam de acordo com as normas para publicação, serão submetidos a dois consultores ad hoc para avaliação cega. Tendo pareceres favoráveis, os manuscritos receberão a aceitação, podendo ser solicitado aos autores, conforme entendimento dos revisores, modificações em maior ou menor grau para melhor adequação à política editorial da revista. Pequenas alterações ortográficas no texto poderão ser feitas a critério da comissão Editorial da revista, sem consulta aos autores.

Periodicidade

A Revista Brasileira de Agroecologia é uma publicação trimestral.