O candeeiro: instrumento de comunicação popular no fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Sertão do Pajeú, Semiárido Brasileiro.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i3.23419Palavras-chave:
Agroecologia, Comunicação Popular, Semiárido BrasileiroResumo
Este trabalho objetiva analisar como o boletim “O Candeeiro”, instrumento de comunicação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), fortalece a agricultura familiar e a agroecologia noSertão do Pajeú. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental na qual se fez o levantamento e análise dos temas e experiências exitosas sistematizadas e publicadas no “site” da ASA Brasil entre os anos 2012 e 2020. Também foi realizada uma entrevista com 17 pessoas que leem e utilizam as informações contidas no periódico analisado. Observou-se que essas práticas e iniciativas envolvem dimensões importantes para o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido, com destaque para o acesso à terra e à água, conservação de sementes crioulas e o protagonismo da mulher que demandam ações de políticas públicas de convivência com o semiárido. Conclui-se que “O Candeeiro” promove a troca de saberes e experiências exitosas no Sertão do Pajeú inspirando mudanças
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.