SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE DE BASE ECOLÓGICA: A CONSTRUÇÃO DAS VARIÁVEIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO RURAL EM SANTA MARIA-RS
A CONSTRUÇÃO DAS VARIÁVEIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO RURAL EM SANTA MARIA-RS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i1.22785Palavras-chave:
agricultura familiar, produção leiteira, AgroecologiaResumo
A atividade leiteira no Rio Grande do Sul está relacionada à agricultura familiar. Esse artigo é baseado em estudo qualitativo que objetiva desenhar as variáveis para o desenvolvimento de sistemas de produção de leite de base ecológica no município de Santa Maria/RS. Foram estudadas sete propriedades produtoras de leite em sistema de Pastoreio Rotativo Voisin (PRV). A experiência trata de um processo de extensão rural diferenciado. As categorias de análise são: PRV, manejo de agroecossistemas, manejo agroecológico de solos, bem-estar animal, relação ser humano-natureza e reprodução social. Os principais avanços percebidos foram o aumento da renda, sistemas sustentáveis de produção e diminuição da penosidade do trabalho. A transição agroecológica dos sistemas de produção de leite de Santa Maria demonstra duas questões centrais: 1) Os referenciais que compõem o sistema agroecológico; 2) A importância de uma extensão rural capaz de realizar uma ruptura e a libertação dos agricultores dos sistemas de produção convencionais, bem como de estabelecer processos contínuos em vez de uma ação fragmentada e pontual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.