Agrobiodiversidade em áreas cultivadas com cacau em Altamira-Pará, Amazônia Oriental
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i3.50049Palavras-chave:
Agricultura familiar, diversidade florística, riqueza de espéciesResumo
O cultivo do cacaueiro destaca-se como opção de diversificação de cultivos em áreas de agricultura familiar na Amazônia, pois incorpora aspectos ambientais eeconômicos ao sistema de produção. Este estudo objetivou caracterizar a diversidade florística presenteem áreas cultivadas com cacau no município de Altamira, PA. O estudo foi realizado no projeto de assentamento Assurini, em três áreas cultivadas com cacau em propriedades de agricultores familiares. Em cada área foram instaladas assistematicamente três parcelas com dimensão 10m x 25m (250 m²), totalizando 750 m² amostrados por propriedade nas quais foram inventariados todos os indivíduos lenhosos e sublenhosos com diâmetro a altura do peito (DAP) ≥ 5 cm presentes nos limites de cada unidade amostral. A partir desses foi realizada a composição florística e estimada a riqueza e diversidade. Foram encontrados nas três áreas 436 indivíduos, pertencentes a 81 espécies, distribuídas em 36 famílias botânicas. As famílias com maior riqueza de espécies nos cultivos de cacau foram Fabaceae (9 spp.), Bignoniaceae e Urticaceae (5 spp.), Anacardiaceae, Annonaceae, Melastomataceae, Myrtaceae e Moraceae (4spp.), Euphorbiaceae e Arecaceae (3 spp.). A média do índice de diversidade de Shannon nas três áreas de cacau foi de 2,9 nats/ind., considerado como satisfatório quando comparado com estudos desenvolvidos em cultivos de cacau. Essas espécies podem ser aproveitadas de diversas formas e contribuir em estratégias de segurança alimentar da família, além de serem utilizadas no sombreamento do cacau, contribuindo no aumento da produção e sustentabilidade ecológicas dessas áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.