ENRIQUECIMENTO DE 500 QUINTAIS PRODUTIVOS COM ESPÉCIES NATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO ASSENTAMENTOS AGROECOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50004Palavras-chave:
Transição Agroecológica; Agrobiodiversidade; Biodiversidade; Agroecologia.Resumo
Os Quintais Produtivos são lugares multifacetados e com múltiplas funções, pois além de garantir a soberania, a segurança alimentar e a saúde das famílias, representam a oportunidade de perpetuação dos saberes, cultura, sabores, simbologias, memórias, práticas e reconstrução de novas estratégias de reprodução socioeconômica e conservação da biodiversidade. O objetivo desta sistematização foi socializar as experiências e vivências de transição agroecológica na região Extremo Sul da Bahia, com o protagonismo dos(as) assentados(as) da reforma agrária. A sistematização teve como foco o processo de formação realizado com agricultores(as) e educadores(as) do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), bem como atividades de enriquecimento dos quintais produtivos. Esta etapa materializou os anseios e sonhos das famílias, pois possibilitou o enriquecimento de 500 quintais produtivos. Como forma de enriquecimento foram introduzidas 48 mudas de espécies nativas em cada quintal produtivo. Os quintais estão sendo construídos e organizados de maneira gradativa, respeitando-se a lógica produtiva de cada família e os princípios de manejo agroecológico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.