ENRIQUECIMENTO DE 500 QUINTAIS PRODUTIVOS COM ESPÉCIES NATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO ASSENTAMENTOS AGROECOLÓGICOS

Autores

  • PAULO ROGERIO LOPES ESALQ-USP
  • FELIPE DA CUNHA PEIXOTO ESALQ/USP
  • MARCOS VINICIUS DO NASCIMENTO Escola Popular de AGroecologia e AGrofloresta Eg´ídio Brunetto
  • RONALDO BASTOS CALDAS Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Bruneto
  • JULIANA SOUZA LOPES Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Bruneto
  • JONAS PEREIRA DA SILVA ESALQ/USP
  • SHARIM CYTHIA LOBO Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto
  • ROBERTA CRISTINA DA SILVA Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto
  • ITAMAR FERREIRA DE MATOS Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto
  • DIEGO RISSO Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto
  • MERIELY OLIVEIRA DE JESUS Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto
  • RICARDO LOPES DE MELO IF Baiano
  • THAIS SANTOS DE SOUZA UFSCar
  • JOAO DAGOBERTO DOS SANTOS ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50004

Palavras-chave:

Transição Agroecológica; Agrobiodiversidade; Biodiversidade; Agroecologia.

Resumo

Os Quintais Produtivos são lugares multifacetados e com múltiplas funções, pois além de garantir a soberania, a segurança alimentar e a saúde das famílias, representam a oportunidade de perpetuação dos saberes, cultura, sabores, simbologias, memórias, práticas e reconstrução de novas estratégias de reprodução socioeconômica e conservação da biodiversidade. O objetivo desta sistematização foi socializar as experiências e vivências de transição agroecológica na região Extremo Sul da Bahia, com o protagonismo dos(as) assentados(as) da reforma agrária. A sistematização teve como foco o processo de formação realizado com agricultores(as) e educadores(as) do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), bem como atividades de enriquecimento dos quintais produtivos. Esta etapa materializou os anseios e sonhos das famílias, pois possibilitou o enriquecimento de 500 quintais produtivos. Como forma de enriquecimento foram introduzidas 48 mudas de espécies nativas em cada quintal produtivo. Os quintais estão sendo construídos e organizados de maneira gradativa, respeitando-se a lógica produtiva de cada família e os princípios de manejo agroecológico.

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Biografia do Autor

PAULO ROGERIO LOPES, ESALQ-USP

Doutor em Ciências (ESALQ/USP); Pesquisador NACEPTECA

FELIPE DA CUNHA PEIXOTO, ESALQ/USP

Engenheiro Agronômo

MARCOS VINICIUS DO NASCIMENTO, Escola Popular de AGroecologia e AGrofloresta Eg´ídio Brunetto

Engenheiro agrônomo

RONALDO BASTOS CALDAS, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Bruneto

Engenheiro agrônomo

JULIANA SOUZA LOPES, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Bruneto

Engenheira agrônoma

JONAS PEREIRA DA SILVA, ESALQ/USP

Engenheiro agrônomo

SHARIM CYTHIA LOBO, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto

Engenheira agrônoma

ROBERTA CRISTINA DA SILVA, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto

Engenheira agrônoma

ITAMAR FERREIRA DE MATOS, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto

Técnico agrícola

DIEGO RISSO, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto

Ténico agrícola

MERIELY OLIVEIRA DE JESUS, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Eg´ídio Brunetto

Engenheira Florestal

RICARDO LOPES DE MELO, IF Baiano

Professor Campus Valença, Coordenador do NEA

THAIS SANTOS DE SOUZA, UFSCar

Graduanda em Ciências Biológicas

JOAO DAGOBERTO DOS SANTOS, ESALQ/USP

Pesquisador NACEPTECA

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Publicado

2018-06-13