Conhecimento da população sobre produto orgânico na região litorânea do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49546Palavras-chave:
agroecologia, consumidores, mercado, segurança alimentar, certificação, perfil do consumidorResumo
A região litorânea do Paraná tem vocação para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção e ao mesmo tempo necessita de incentivos que diminuam a pobreza no campo. Os sistemas de produção orgânicos se enquadram nesse contexto e disso decorre ser necessário viabilizar estímulos ao consumo local do produto. Com o objetivo de conhecer a percepção dos consumidores da região sobre o tema foi aplicado questionário em cada município. Encontrou-se que 60% dos entrevistados sabem o que é um produto orgânico e 49,5% já o consumiram. Destaca-se Paranaguá, com 53% da população da região, onde a maioria não o conhece e nem o consumiu. Na região 48,2% das pessoas não sabem como identificar o produto orgânico, sendo o “selo de certificação” a opção mais apontada (19,1%), seguido da “confiança no produtor/comerciante”, (12,7%). A maioria acha que a principal vantagem do produto orgânico é “ser saudável e nutritivo”, seguido de “ser sem substâncias químicas” e em terceiro por “preservar o meio ambiente”. Alface e tomate orgânicos foram apontados como os itens mais consumidos na região. Sugere-se que Paranaguá tenha foco para atividades de valorização do produto orgânico.Downloads
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