Ação de efeitos ambientais na mortalidade natural da cigarrinha Mahanarva fimbriolata (Stål) (Hemiptera: Cercopidae) comparada a inseticidas alternativos em cultivo orgânico de cana-de-açúcar.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i3.49262Palavras-chave:
óleo de nim, entomopatógenos, temperatura, chuvaResumo
O óleo de nim obtido da planta Azadirachta indica, mais as formulações contendo os fungos Metharizium anisoplae e Beauveria bassiana, foram empregados para o controle da cigarrinha das raízes Mahanarva fimbriolata em cultivo orgânico de cana-de-açúcar. A ação desses produtos foi comparada com a mortalidade natural do inseto, através de parcelas sem o emprego de qualquer tipo defensivo. O experimento foi realizado no período de março a maio de 2008, em um talhão de cana-de-açúcar da variedade RB 85 5536 conduzida no sistema orgânico, na região de Sertãozinho – SP. Empregou-se o delineamento estatístico de parcelas subdivididas, com 7 tratamentos, 3 repetições e 4 épocas. Não foram observadas diferenças estatísticas significativas entre os tratamentos estudados de forma geral ou nas diferentes épocas avaliadas. A mortalidade natural variou de 55,5% a 80,81% sugerindo que a ação dos agentes ambientais seja suficiente, dispensando o emprego de qualquer tipo de defensivos, mesmo os alternativos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.