Sustentabilidade de propriedades em agricultura familiar e contribuição da homeopatia
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v18i4.50542Palabras clave:
Agrossistemas; Preparados homeopáticos; Indicadores; Energia; Agricultor.Resumen
Agrossistemas de base familiar constituem-se um modo de vida com indispensável importância no fornecimento de alimentos para a sociedade. Porém, a intensa industrialização, onde o conhecimento vem sendo vinculado com pacotes tecnológicos, que por sua vez dependem de um constante fluxo de recursos econômicos e ambientais não renováveis, torna sua sustentabilidade cada vês mais questionável. Neste trabalho de tese objetivou-se avaliar a sustentabilidade de propriedades de agricultores familiares e seu impacto na adoção da terapêutica homeopática em substituição das técnicas de intensificação tradicionais/convencional mediante a exploração de um cenário alternativo. O estudo, foi conduzido em quatro etapas independentes, porém, consecutivamente complementares: (a) Realizou-se uma revisão bibliométrica do método de síntese em emergia como ferramenta metodológica para avaliar a sustentabilidade de agrossistemas. A revisão subsidio na escolha de outros métodos/ferramentas cientificas para consolidar um modelo conceitual de sustentabilidade mais abrangente; (b) Avaliação da sustentabilidade de 6 propriedades de agricultores familiares na mesorregião serrana, tipificadas segundo seu manejo e representatividade da atividade agropecuária em: convencionais grãos-bovinos, leite-grãos, grãos e diversificada; e de base ecológica em agroecológica e orgânica. A análise da sustentabilidade é realizada empregando as métricas de síntese em emergia, energia incorporada, potencial de ecotoxicidade e indicadores socioeconômicos; (c) Contribuição de preparações homeopáticas para o manejo sustentável da cultura de feijão (Phaseolus vulgaris); (d) Possível impacto na implementação da homeopatia na sustentabilidade de propriedades familiares mediante a exploração de um cenário alternativo. Os resultados mostram que na Mesorregião Serrana, SC, a propriedade familiar com tipologia Convencional Diversificada apresenta o maior nível de sustentabilidade. Sendo que em geral têm potencial de disponibilizar mais emergia para a sociedade por emergia investida da economia assim como melhores valores na rentabilidade, lucratividade, renda por hora de trabalho e suficiência de renda. Por outro lado, as propriedades Agroecológica e Orgânica apresentaram os melhores desempenhos ambientais nos indicadores de emergia. Os experimentos como preparados homeopáticos na cultura de feijão demostram que é possível substituir os agrotóxicos e ainda assim ter rendimentos aceitáveis. Na exploração de cenários alternativos a homeopatia contribuiria para ter propriedades mais eficientes no uso da emergia de fontes externas, aumentando a capacidade dos sistemas em explorar seus recursos locais, além de incidir em uma produção mais limpa e com custos mais baixos. Assim o uso da terapêutica homeopáticas, como estratégia viável, pode ser usada em planos estratégicos de políticas públicas para melhorar a sustentabilidade de propriedades agrícolas familiares na Mesorregião Serrana.
Descargas
Citas
CORDOBA CORREOSO, Claudio T. Sustentabilidade de propriedades em agricultura familiar e contribuição da homeopatia. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, SC, 2022. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/cav/id_cpmenu/3101/Tese_16826188277844_3101.pdf . Acesso em: 29 set 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Claudio Correoso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.